Regimento de Polícia Montada da PM-AL celebra 34 anos de história

A manhã desta sexta-feira (19) foi marcada pelas comemorações dos 34 anos de história do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I, a Cavalaria da PM-AL. A solenidade aconteceu na sede da unidade, no bairro Chã da Jaqueira, e reuniu autoridades, militares e veteranos que ajudaram a construir a trajetória de excelência do RPMon.
O evento teve início com a apresentação da tropa montada ao comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim. Em seguida, o Pavilhão Nacional adentrou o pátio de formatura para as formalidades militares. Os primeiros homenageados foram os veteranos que fizeram parte da história da unidade especializada.
Na sequência, militares da unidade que se destacaram no serviço operacional no último ano receberam o certificado “Soldados de Botas”, em reconhecimento ao comprometimento com a Cavalaria. Autoridades que tiveram papel relevante no fortalecimento da atuação do RPMon também foram agraciadas com ferraduras simbólicas.
O grande símbolo da unidade também teve seu momento de destaque: o equino Palhaço recebeu um colar de legumes e frutas em homenagem aos seus 21 anos de idade e aos serviços prestados em diversas missões e competições.
Falas institucionais
O comandante do RPMon, tenente-coronel Moisés do Nascimento, destacou o orgulho de estar à frente do Batalhão: “A Cavalaria tem se consolidado como uma unidade estratégica, especialmente em eventos de grande público e na patrulha de áreas de difícil acesso. É uma honra liderar uma equipe tão dedicada, que diariamente mostra seu valor e a importância histórica da Cavalaria para a sociedade alagoana.”
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, reforçou o profissionalismo e o empenho dos militares que compõem a tropa: “Celebrar 34 anos do Regimento de Cavalaria é celebrar a história e a tradição da Polícia Militar de Alagoas. Nossa Cavalaria é um símbolo de força, disciplina e proximidade com a comunidade. Ela representa o legado de uma PM que evolui, mas nunca esquece suas raízes, estando sempre pronta para servir e proteger. A dedicação desses militares é um pilar fundamental para a segurança pública do nosso estado.”
A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades militares e civis; o delegado-geral da PC-AL, Gustavo Xavier; o chefe do Estado-Maior da PM; o comandante do Comando de Missões Especiais, tenente-coronel Jatobá; a diretora de Comunicação da PM, tenente-coronel Josiene Lima e o comandante do Comando de Policiamento da Região Sul, tenente-coronel F Soares.
Uma caminhada de excelência
Criada em 1991, inicialmente como esquadrão, a Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas desempenha importante papel nas missões de policiamento ostensivo e controle de distúrbios civis. A unidade também se destaca em ações cívico-sociais, como a equoterapia e a escolinha de equitação, além de contribuir para a formação de cavaleiros e amazonas da sociedade civil. Com pioneirismo no esporte hípico, o RPMon promove uma maior aproximação entre a Polícia Militar e os cidadãos.
As celebrações serão encerradas com uma competição hípica, entre os dias 19 e 20 de setembro, na sede da unidade. O evento conta com representantes de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal.
Últimas Notícias

Receita apreende em dois navios no Rio carga de combustível irregular

Justiça nega prorrogar patente de substância de caneta emagrecedora

Quem foram os homens encontrados mortos após irem ao PR cobrar dívida

Regimento de Polícia Montada da PM-AL celebra 34 anos de história

Hemoal realiza neste sábado cadastro para doação de medula óssea em academia de Maceió
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
