Lucas Litrento revisita “TXOW” e lança 2ª edição: o livro premiado está em pré-venda e volta às ruas com textos inéditos

Por Assessoria 18/09/2025 10h10 - Atualizado em 18/09/2025 10h10
Por Assessoria 18/09/2025 10h10 Atualizado em 18/09/2025 10h10
Lucas Litrento revisita “TXOW” e lança 2ª edição: o livro premiado está em pré-venda e volta às ruas com textos inéditos
Escritor e cineasta alagoano Lucas Litrento - Foto: Jubiracy

O escritor e cineasta alagoano Lucas Litrento anuncia a segunda edição de “TXOW”, livro semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2021, que será publicado pelo selo multiplataforma Loitxa Lab e já está em pré-venda. Entre os contos da obra, destaca-se “Ajude os menor” que se tornou curta-metragem prestes a estrear na Mostra Competitiva Nacional do 58ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Revisada e ampliada com os contos inéditos “Oferta de emprego” e “Aro 24, 18 marchas”, a obra reafirma sua força ao retratar uma Maceió periférica e real, partindo do bairro do Benedito Bentes, maior periferia da capital alagoana e revelando personagens em fúria, inquietude e atravessados pela violência. “TXOW” explora conflitos de classe, racismo, ambição e o tênue fio entre a ambição e o “corre”, conduzindo o leitor por encruzilhadas urbanas como quem divide um ônibus lotado.

A preparação desta edição representou também um reencontro de Litrento com sua própria trajetória. Ele revisitou cada conto, ajustou detalhes garantindo uma unidade temática ainda mais precisa do livro. Escrito originalmente entre 2017 e 2020, o material ganhou novos olhares a partir das transformações artísticas e pessoais do autor.

Alguns textos foram suprimidos por destoar da densidade e do tom violento que marcam essa escrita, enquanto a ordem dos contos foi reorganizada de acordo com o itinerário que inspirou a obra. A capa, criada pelo artista visual Midrusa, reforça essa perspectiva ao traduzir a imagética do trajeto da linha 704.

Para o autor, o que começou como um registro quase jornalístico, ou mesmo fofoqueiro, das conversas que ouvia no transporte público, se transformou em um projeto narrativo ambicioso, incorporando referências da música, do cinema, dos sons do bairro e da multiplicidade que existe em um ônibus lotado.

“Gosto de falar que a literatura é um ônibus lotado: há um itinerário, mas tudo pode sair do lugar, o ônibus velho pode quebrar ou ser assaltado, as pessoas podem contar as histórias mais esquisitas do mundo entre uma esquina e outra”, explica Lucas.

A escrita de Lucas Litrento se destaca pelo ritmo próprio e intenso, que ecoa vozes semelhantes aos raps-crônicas dos 1980 e 1990, como quem canta ou narra uma faixa dos Racionais MCs. Os dialetos dão voz autêntica às figuras e cenários, enquanto o traço visual da obra remete ao cinema e ao registro documental, transportando o leitor para os territórios do livro, com suas tensões e respiros que se entrelaçam de maneira instigante.

Geovani Martins, escritor carioca que assina a orelha da nova edição, contou que o que torna“TXOW” singular é a forma como seus personagens elaboram o mundo ao redor: “Aqui, favela não sofre resignada, ‘TXOW’ vai muito além. É um livro que projeta formas de romper com as angústias dos seus personagens.”

“Dessa forma, os contos ultrapassam o caráter analítico da realidade. De maneira propositiva, as histórias apontam pequenas vinganças, subversões e insurgências. Nos contos, vemos a literatura sendo usada não como escudo, mas como arma”, ele conclui.

“TXOW” está em pré-venda até o dia 16 de outubro, com valor promocional de R$ 50,00 e confere aos cinquenta primeiros apoiadores um cartaz oficial do curta-metragem Ajude os menor, um faroeste escrito e dirigido por Litrento e Janderson Felipe e inspirado em um conto do livro.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).