Economia criativa, cultura e conexões: Carambola em Formação acontece em Maceió de graça em setembro

Por Assessoria 16/09/2025 15h03 - Atualizado em 16/09/2025 15h03
Por Assessoria 16/09/2025 15h03 Atualizado em 16/09/2025 15h03
Economia criativa, cultura e conexões: Carambola em Formação acontece em Maceió de graça em setembro
Carambola em Formação - Foto: Assessoria

O Festival Carambola, que acontece no dia 1º de novembro em Maceió, divulga sua programação formativa gratuita para setembro, chamada Carambola em Formação. A programação será realizada de 23 a 26 de setembro, no espaço cultural Carambola Lab, centro cultural do festival, localizado na Rua Sá e Albuquerque, 378, no bairro do Jaraguá. As inscrições gratuitas já estão abertas.

A iniciativa é uma das frentes de ação anuais do Festival Carambola, realizada desde 2019, com o objetivo de fortalecer a economia criativa alagoana, por meio da realização de painéis, palestras, oficinas e encontros voltados para a troca de saberes entre artistas, produtores, gestores culturais e o público em geral.

A proposta do Carambola em Formação é estimular redes colaborativas e o compartilhamento de experiências profissionais diversas, reunindo fazedores culturais de Alagoas e de outros estados num espaço e agenda em comum.

Este ano a programação gira em torno do mercado criativo local e da sustentabilidade, acompanhando o tema-homenagem do ano do Festival Carambola, o Rio São Francisco - veja o vídeo manifesto aqui.

Entre palestras, oficina e paineis, o Carambola em Formação inclui em sua agenda a exposição e lançamento do livro “Aquário”, da artista visual alagoana Amanda Bambu, além da participação da Livraria Novo Jardim, que terá uma banquinha dentro do Carambola Lab, focada na venda de autores alagoanos. O show de encerramento ficará a cargo da também alagoana LoreB:

De 23 a 26 de setembro, a partir das 18:00: Mostra de artes visuais “Aquário”, por Amanda Bambu.

De 23 a 25 de setembro, a partir das 18:00: Banquinha da Livraria Novo Jardim.


23 de setembro


- 18h30 

Palestra sobre Economia criativa e inovação com Thêmis Mendonça, do Sebrae-AL.

- 20h

Painel sobre Arte, território e futuro: cultura como ativismo sustentável. Com Mariah Bueno - Festival Zero8Dois (AL), Cíntia Ribeiro - Fala, Bolacheira! (AL) e Érika Santos - Livraria Novo Jardim (AL). Mediação por Luiza Leal - Piracema Studio (AL)

24 de setembro


- 14h

Oficina de Preservação da Memória do Velho Chico. Com Lyara Cavalcanti.

- 18h30

Painel sobre Economia criativa circular: música, moda e design no fluxo consciente. Com: Rodrigo Ambrósio - Designer (AL); Polly Isbelo - Designer, pesquisadora e artista; (AL), Paulo Accioly - Artista visual (AL). Mediação por Llari Gleiss - Artista (AL)

- 20h

Painel sobre Mercado musical em rede: feats, colabs e modelos eficientes. Com: Chico Torres - Compositor e músico (AL), Janu - Músico, escritor e produtor cultural (AL) e LoreB - Artista (AL). Mediação por Letícia Sant’Ana - Percussionista (AL)

25 de setembro


- 19h

Painel sobre Mercados criativos em equilíbrio — feiras, festivais e circuitos. Com: Tati Magalhães - Mirante Cine Clube (AL), Paola Santana - Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (SE) e Jarmeson de Lima - Coquetel Molotov (PE). Mediação: Ariane Monteiro - Território Sustentável (AL).

- 20h30

Show com LoreB (AL)*

*Aberto ao público, sem necessidade de retirada de ingressos ou inscrições prévias.

26 de setembro


- 18h

Lançamento do livro “Aquário” de Amanda Bambu (AL)*

*Aberto ao público, sem necessidade de retirada de ingressos.

De acordo com Didi Magalhães, diretora artística do Festival Carambola, “o Carambola em Formação é uma iniciativa dedicada a impulsionar o ecossistema criativo em Alagoas”, ela completa. “Programações formativas ainda são escassas nos festivais brasileiros e acreditamos que oferecer esse eixo educativo em Alagoas, especificamente, é fundamental. Ao reunir artistas, produtores e o público no mesmo espaço, promovemos trocas que ampliam horizontes, conectam diferentes modos de fazer cultura e deixam marcas que seguem vivas para além do Festival”.

O Carambola em Formação é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e com patrocínio do SEBRAE Alagoas.

Sobre o Festival Carambola

O Festival Carambola surgiu em 2017 com o propósito de valorizar a arte alagoana em suas diferentes vertentes, tendo a música como eixo central. O que começou como uma festa em uma casa de shows maceioense, ao longo dos anos foi se consolidando como um dos mais relevantes festivais independentes do Brasil. 

Em 2023, o evento se mudou para o litoral norte da capital alagoana, oferecendo uma experiência ampliada à beira-mar e em 2024 recebeu atrações de relevância internacional. No último biênio reforçou sua atuação contínua por meio do espaço cultural Carambola Lab, com os ciclos de formação artística, a Mostra Mulheres+ no Cinema e a Corrida Carambola. 

Inserindo Alagoas de forma ainda mais expressiva no circuito da música latinoamericana, o Carambola reafirma o festival como espaço de diálogo entre diversas linguagens artísticas e fortalece seu impacto cultural e social no estado.