Vice-governador participa da Mostra Resistências Cinematográficas nesta quinta-feira, em Maceió

O Centro Cultural Arte Pajuçara será palco nesta quinta-feira (11) da abertura da mostra Resistências Cinematográficas, com a exibição do clássico Eles Não Usam Black Tie (1981), de Leon Hirszman. A cerimônia contará com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, que participará da abertura do evento.
A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência, pois as vagas são limitadas à lotação do cinema.
40 anos da Redemocratização
A mostra integra a programação em comemoração aos 40 anos da Redemocratização, coordenada pela Vice-Governadoria de Alagoas. A proposta de trazer o evento para Maceió partiu de Marco Sampaio (Marcão), diretor do Arte Pajuçara e integrante da comissão organizadora das atividades comemorativas. Reconhecendo a sintonia entre o tema da mostra e o debate democrático que mobiliza o estado, a Vice-Governadoria passou a apoiar a realização local.
As celebrações tiveram início no dia 1º de agosto, com um encontro realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A atividade reuniu partidos políticos, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Estiveram presentes a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Comitê Memória, Verdade e Justiça, reforçando a importância da memória como instrumento de resistência.
Na ocasião, foram entregues comendas de reconhecimento aos constituintes de 1988, homenageando tanto os parlamentares vivos quanto os já falecidos, pelo papel histórico na elaboração da Constituição Cidadã.
O encontro contou ainda com uma mesa de debates composta pelo historiador Geraldo de Majella, a cientista política Luciana Santana (Ufal), o jornalista Enio Lins e o advogado Moacir Rocha, que discutiram os caminhos da redemocratização e os desafios atuais da democracia brasileira.
Sobre a Mostra
A Cinemateca Brasileira, maior acervo audiovisual da América do Sul, é responsável pelo projeto em âmbito nacional, com apoio do Ministério da Cultura. Desde 2023, a Cinemateca percorre o país com mostras itinerantes. A segunda edição, intitulada Resistências Cinematográficas, reflete os 60 anos do golpe militar de 1964 e apresenta filmes que discutem lutas sociais, repressão e democracia.
Em Maceió, a mostra é viabilizada pela Vice-Governadoria de Alagoas e pelo Centro Cultural Arte Pajuçara, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Shell Brasil e do Itaú Cultural, e incentivo do Ministério da Cultura.
Programação
11/09 – 19h30 – Eles Não Usam Black Tie (1981, Leon Hirszman, 123 min)
12/09 – 18h30 – O Caso dos Irmãos Naves (1967, Luiz Sérgio Person, 92 min, cópia restaurada)
13/09 – 18h – O Que É Isso, Companheiro? (1997, Bruno Barreto, 105 min)
14/09 – 19h30 – Cabra Marcado Para Morrer (1964–1984, Eduardo Coutinho, 119 min, cópia restaurada)
15/09 – 15h30 – A Opinião Pública (1966, Arnaldo Jabor, 72 min) | 17h – ABC da Greve (1979–1990, Leon Hirszman, 84 min, cópia restaurada) | 19h – Pra Frente Brasil (1982, Roberto Farias, 110 min)
16/09 – 18h – Terra em Transe (1967, Glauber Rocha, 107 min)
17/09 – 20h – Os Fuzis (1964, Ruy Guerra, 84 min)
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara – Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 – Pajuçara.
Entrada gratuita | ingressos disponíveis 1h antes de cada sessão.
Últimas Notícias

Atleta arapiraquense é bicampeão no 23° Campeonato Brasileiro Master de Atletismo, em São Paulo

Pastor preso em Minas Gerais prometia cura em troca de sexo com fiéis

Dona de perfil é presa por difamar moradores e cobrar até R$ 300 para apagar fofocas

Vice-governador participa da Mostra Resistências Cinematográficas nesta quinta-feira, em Maceió

Idoso é preso por violência doméstica contra enteada e estupro de neta de 11 anos em União dos Palmares
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração de equipamentos no IFAL
