Setembro Verde: HUPAA realiza simpósio para sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos
Hupaa-Ufal realizará II Simpósio de Transplantes para sensibilizar sobre a importância do tema; no Brasil, 78 mil pessoas aguardam na fila de espera

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se une à campanha Setembro Verde, que promove a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
Segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, mais de 78 mil pessoas aguardam na fila por um transplante no Brasil. A urgência e relevância da causa são reconhecidas nacionalmente com a instituição do Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro.
Como parte das ações de apoio à causa, o HUPAA realiza, no dia 9 de setembro, o II Simpósio de Transplantes, com uma programação rica que inclui palestras de especialistas, discussões interdisciplinares e reflexões sobre os avanços, desafios e conquistas da prática transplantadora.
Segundo a Dra. Leila Tojal, organizadora do simpósio, o evento será um espaço de aprendizado, integração e inspiração, reunindo profissionais de diversas áreas que compartilham um propósito comum: salvar vidas e oferecer esperança a pacientes e suas famílias.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://www.even3.com
O processo
O transplante só é possível a partir do “sim” do doador e da sua família. Mas esse “sim”, muitas vezes, não se concretiza por falhas de comunicação, que geram o desconhecimento e até a desinformação das pessoas que poderiam doar.
O processo de doação e transplante envolve várias etapas, desde a manifestação do desejo da pessoa em vida; o diagnóstico de morte encefálica (no caso de órgãos) e parada cardiorrespiratória (no caso de tecidos, como córneas, vasos, pele, ossos e tendões); a atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) junto à família; a realização de exames de compatibilidade e doenças; a retirada do órgão; o transporte e a cirurgia transplantadora.
A Cihdott atua desde a suspeita de morte encefálica, no diagnóstico dela, passando pela entrevista familiar, pelo preparo para a retirada dos órgãos e a retirada propriamente dita.
Doação
Referência mundial, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Sistema Único de Saúde (SUS) atua em parceria com a Central de Transplante de cada Secretaria Estadual, dando transparência à lista de espera e proporcionando um serviço gratuito e universal. Em 2024, o Brasil bateu o seu recorde de transplantes com mais de 30 mil procedimentos, um crescimento de 18% em relação a 2022. Os órgãos e tecidos mais transplantados foram córnea (17.107), rim (6.320), medula óssea (3.743) e fígado (2.454).
A maior parte das doações é realizada após a morte do doador, sendo necessária a autorização da família que, geralmente, respeita o desejo do parente. Daí, a importância de informar aos mais próximos sobre a decisão de doar. Mas há também a doação entre vivos com o transplante de um dos rins (doador falecido fornece os dois), parte do fígado, parte da medula ou parte dos pulmões, sendo a compatibilidade sanguínea necessária em todos esses casos, além de testes para selecionar o doador que apresenta maior chance de sucesso.
Tecidos também são doados
Quando o assunto é transplante de tecidos, o de córnea é o mais realizado no Brasil. Outros tecidos que podem ser doados são pele, ossos, valvas cardíacas, medula óssea e tendões.
Últimas Notícias

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e apreende grande quantidade de drogas e arma, em Arapiraca

Acidente envolvendo animais na pista deixa agente da PRF ferido, na BR 110, em Delmiro Gouveia

Setembro Verde: HUPAA realiza simpósio para sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos

Operação conjunta dos Ministérios Públicos de Alagoas e da Bahia prende prende um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil

MPAL leva projeto “MP nas Escolas” para Arapiraca e promove diálogo com estudantes de Direito do CESMAC
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

27ª edição Raízes de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
