Inspirado pelas águas do Velho Chico, Festival Carambola celebra sua 9ª edição em novembro; Luedji Luna é 1ª atração confirmada

Com ingressos já à venda, o Festival Carambola confirma sua 9ª edição para o dia 01 de novembro de 2025, consolidando-se como o maior palco independente de artes integradas do estado de Alagoas.
Sediado novamente no litoral norte de Maceió, o Carambola anuncia agora sua primeira atração confirmada: a cantora baiana Luedji Luna. O evento tem patrocínio da Secretaria de Turismo de Alagoas e da cervejaria Sol e este ano defende como seu tema-homenagem o Rio São Francisco.
Luedji Luna
Um dos principais nomes da canção brasileira contemporânea, Luedji Luna levará para Maceió um show inédito, com influências do jazz, neo soul, hip hop e também da música popular brasileira. O repertório desta apresentação mescla hits anteriores e novas faixas presentes em “Um Mar Pra Cada Um” e “Antes Que A Terra Acabe”, os dois discos lançados por Luedji em 2025.
“Abrir nossa programação com Luedji Luna é uma honra. É uma artista que vem renovando a música brasileira de um jeito único, com muita sensibilidade e sofisticação”, revela Didi Magalhães, diretora artística do Festival Carambola. “Sua música nos atravessa tanto pelo apuro estético, quanto por sua carga emocional. E ela é querida pelos alagoanos, então trazer ela de volta a Maceió, neste novo momento da carreira, é bem especial pra gente também”, celebra Didi.
Rio Opará São Francisco
Seguindo as edições anteriores, em 2025 o Festival Carambola reafirma seu compromisso de valorização da cultura alagoana pautando seu conceito artístico e identidade visual a partir de um tema central. O escolhido deste ano foi o Rio São Francisco, também conhecido como Rio Opará ou, simplesmente, Velho Chico.
De acordo com Didi, o rio integra em si “símbolos diversos que marcam a identidade cultural de Alagoas, sejam pessoas, lugares ou manifestações que moldam nossa memória coletiva”, completa a diretora. “Ao destacar essas referências, o Carambola reafirma seu compromisso de aproximar a riqueza cultural alagoana do público mais jovem e dar visibilidade a temáticas alagoanas relevantes a cada edição”.
Carinhosamente chamado de Velho Chico e nomeado Opará pelos povos indígenas, o rio que conecta territórios e abastece vidas há séculos é também fonte de poesia e criatividade. Suas águas e margens inspiraram artistas da música brasileira como Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Moraes Moreira e parcerias de Alceu Valença com Djavan e Maria Bethânia. No alto sertão alagoano, o Velho Chico também sustenta tradições populares únicas como a Chegança do Bom Jesus dos Navegantes, o Bordado Boa Noite da Ilha do Ferro, o Guerreiro em Igreja Nova, além de banhar o território do povo indígena Kariri-Xocó.
Reconhecido por seu papel essencial como símbolo de ancestralidade, cultura e resistência no Nordeste, o Velho Chico é, antes de tudo, uma riqueza natural brasileira, serpenteando o país de Minas Gerais até Alagoas, passando por Bahia, Pernambuco e Sergipe. No entanto, atualmente o rio enfrenta ameaças crescentes de degradação ambiental e escassez hídrica, o que reforça a urgência de sua preservação.
De acordo com pesquisa realizada pela Universidade Federal de Alagoas em 2024, nos últimos 30 anos a vazão do rio diminuiu em até 60%, devido a graves processos de secas, degradação da vegetação e desertificação.
“Escolher o São Francisco como tema é um gesto de celebração e também de alerta. Em um ano de COP 30 no Brasil, isso dialoga diretamente com as urgências da crise climática e reforça o compromisso do Carambola com a preservação, a sustentabilidade e a transformação através da cultura”, aponta Didi.
Os ingressos do Festival Carambola estão disponíveis para venda via Shotgun.
Últimas Notícias

Homem sofre infarto e morre em residência na cidade de Água Branca

Arapiraca avança na urbanização da Marginal do Riacho Piauí com R$ 14,7 milhões garantidos por Arthur Lira

Jovem de 22 anos é morto com golpes de objeto perfurocortante em Joaquim Gomes

CPMI do INSS: relator Alfredo Gaspar e comissão irão ouvir CGU sobre fraudes contra aposentados

Operação Lignum: Gaesf combate fraudes fiscais contra organização criminosa acusada de fraudar R$ 6,7 milhões em AL
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
