Especialista do Hospital do Coração Alagoano alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. No país, milhares de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de problemas que poderiam ser prevenidos com hábitos saudáveis, acompanhamento médico e diagnóstico precoce. O alerta é do cardiologista do Hospital do Coração Alagoano, Carlos Humberto Bezerra, e ocorre durante a Campanha Setembro Vermelho, que chama a atenção para a importância da saúde cardíaca.
O Setembro Vermelho é uma campanha mundial que busca chamar a atenção da população para os cuidados com o coração. O mês foi escolhido porque 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, uma data criada pela Federação Mundial do Coração, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), dedicada à conscientização sobre a saúde cardiovascular.
Por isso, para o cardiologista Carlos Humberto Bezerra, este mês é uma oportunidade de lembrar que cuidar do coração deve ser um hábito diário.
“Nosso objetivo é mostrar que é possível reduzir os riscos com atitudes simples, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, controlar fatores como pressão alta, diabetes e colesterol, além de não ignorar os sinais de alerta. O check-up cardiológico é fundamental para diagnosticar precocemente e salvar vidas”, afirma.

Foto: Thiago Sampaio
A prevenção como melhor caminho
Entre os principais fatores de risco para as doenças do coração estão a hipertensão, o colesterol alto, a diabetes, o tabagismo, a obesidade, o estresse, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool. Segundo o especialista do Hospital do Hospital do Coração Alagoano, mais de 80% das mortes prematuras por doenças do coração poderiam ser evitadas com medidas preventivas.
“Quando a população entende que saúde cardiovascular é resultado de pequenas escolhas diárias, conseguimos reduzir internações, complicações e óbitos. A prevenção é sempre o melhor caminho para evitar as doenças cardíacas, que podem levar à morte ou tornar as atividades do dia a dia comprometidas", salientou Carlos Humberto Bezerra.
Hospital do Coração
Em Alagoas, a população conta com uma estrutura 100% SUS totalmente dedicada às doenças do coração. O Hospital do Coração Alagoano oferece consultas especializadas, exames de alta complexidade, internações, cirurgias cardíacas e programas de referência que fazem a diferença no diagnóstico e tratamento.
“O Hospital do Coração Alagoano nasceu para cuidar da vida das pessoas. Aqui, cada paciente recebe atenção integral, desde a prevenção até o tratamento dos casos mais graves. Isso mostra o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde do coração dos alagoanos. Neste Setembro Vermelho, a mensagem é clara: valorize cada batida do seu coração. Cuide da sua saúde todos os dias e, diante de qualquer sinal de alerta, procure ajuda médica”, reforça Carlos Humberto Bezerra, que também é diretor médico da unidade hospitalar.
Últimas Notícias

Município de Coruripe recebe equipe itinerante do Hemoal para coleta de sangue nesta quinta-feira

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

Mulher morre e marido fica ferido após ser atingido por carro em Taquarana

Bondinho de Lisboa descarrila, tomba e deixa 15 mortos e 18 feridos

Especialista do Hospital do Coração Alagoano alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
