Hospital do Coração Alagoano celebra três anos salvando vidas e fazendo história no estado

Por Redação com Agência Alagoas 02/09/2025 19h07
Por Redação com Agência Alagoas 02/09/2025 19h07
Hospital do Coração Alagoano celebra três anos salvando vidas e fazendo história no estado
Hospital possui estrutura moderna que inclui salas cirúrgicas integradas, hemodinâmica híbrida e equipamentos de última geração - Foto: Thiago Sampaio

Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, completa três anos de funcionamento como referência no atendimento 100% SUS em alta complexidade cardiovascular. Mais do que números e tecnologia de ponta, a unidade representa esperança para milhares de famílias alagoanas, que antes precisavam buscar tratamento em outros estados.

Nestes três anos, foram realizados mais de 50 mil exames, 20 mil consultas especializadas e mais de 5 mil internações, com atendimentos que vão desde procedimentos intervencionistas até transplantes de órgãos. O hospital é o único do estado habilitado para transplante cardíaco, além de fazer transplantes renais e hepáticos – marcos que transformam Alagoas em polo de referência na saúde pública.

Entre os momentos históricos, destaca-se a realização do primeiro transplante cardíaco do hospital, em 2024, e a inauguração do setor de cardiopediatria em 2025, que já beneficiou dezenas de crianças. Cada alta médica, cada procedimento bem-sucedido, reforça o compromisso da equipe multiprofissional com a vida e com o cuidado humanizado.

Com uma estrutura moderna que inclui salas cirúrgicas integradas, hemodinâmica híbrida e equipamentos de última geração, o Hospital do Coração Alagoano não é apenas um centro de excelência em saúde. A unidade é também um espaço de ensino e pesquisa, responsável pela formação de novos profissionais e pela consolidação da política de atenção cardiovascular em Alagoas.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, pontuou que o Hospital do Coração Alagoano simboliza um avanço histórico para Alagoas. “Este hospital representa um marco na saúde pública do Estado. Ele nasceu para dar respostas rápidas e de qualidade a casos de alta complexidade que, antes, precisavam ser encaminhados para outros Estados”, frisou o secretário.

"Hoje, ver alagoanos sendo atendidos aqui, recebendo transplantes e procedimentos de ponta, é a prova de que investir em saúde salva vidas e transforma realidades. Celebrar três anos desta unidade é, acima de tudo, celebrar cada paciente que voltou para casa com esperança renovada", acrescenta.

Para o diretor da unidade, Otoni Veríssimo, comemorar três anos de fundação é celebrar vidas. “O Hospital do Coração Alagoano nasceu de um sonho coletivo de oferecer ao povo alagoano o que há de melhor em cardiologia e cirurgia cardiovascular. Hoje, podemos dizer com orgulho que fazemos parte da história de muitas famílias, salvando vidas e levando esperança. Esse é o nosso maior legado. Quero também agradecer ao secretário de Estado da Saúde, pela liderança firme e comprometida com a saúde pública de Alagoas, e ao governador, pela visão e expertise em idealizar e tornar realidade um hospital dessa magnitude para os alagoanos", ressaltou.

Referência

Histórias como a da primeira paciente transplantada do coração, Jandair Marques da Silva, de 46 anos, que voltou para casa após a espera na fila, ou da pequena Maria Gabrielly dos Santos, de apenas 4 anos, que corre pelos corredores após uma cirurgia cardíaca bem-sucedida, dão rosto e emoção aos números. São vidas reescrevendo suas trajetórias graças à dedicação de centenas de profissionais que trabalham dia e noite no hospital.