Hospital do Coração Alagoano celebra três anos salvando vidas e fazendo história no estado

Inaugurado em setembro de 2022, o Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, completa três anos de funcionamento como referência no atendimento 100% SUS em alta complexidade cardiovascular. Mais do que números e tecnologia de ponta, a unidade representa esperança para milhares de famílias alagoanas, que antes precisavam buscar tratamento em outros estados.
Nestes três anos, foram realizados mais de 50 mil exames, 20 mil consultas especializadas e mais de 5 mil internações, com atendimentos que vão desde procedimentos intervencionistas até transplantes de órgãos. O hospital é o único do estado habilitado para transplante cardíaco, além de fazer transplantes renais e hepáticos – marcos que transformam Alagoas em polo de referência na saúde pública.
Entre os momentos históricos, destaca-se a realização do primeiro transplante cardíaco do hospital, em 2024, e a inauguração do setor de cardiopediatria em 2025, que já beneficiou dezenas de crianças. Cada alta médica, cada procedimento bem-sucedido, reforça o compromisso da equipe multiprofissional com a vida e com o cuidado humanizado.
Com uma estrutura moderna que inclui salas cirúrgicas integradas, hemodinâmica híbrida e equipamentos de última geração, o Hospital do Coração Alagoano não é apenas um centro de excelência em saúde. A unidade é também um espaço de ensino e pesquisa, responsável pela formação de novos profissionais e pela consolidação da política de atenção cardiovascular em Alagoas.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, pontuou que o Hospital do Coração Alagoano simboliza um avanço histórico para Alagoas. “Este hospital representa um marco na saúde pública do Estado. Ele nasceu para dar respostas rápidas e de qualidade a casos de alta complexidade que, antes, precisavam ser encaminhados para outros Estados”, frisou o secretário.
"Hoje, ver alagoanos sendo atendidos aqui, recebendo transplantes e procedimentos de ponta, é a prova de que investir em saúde salva vidas e transforma realidades. Celebrar três anos desta unidade é, acima de tudo, celebrar cada paciente que voltou para casa com esperança renovada", acrescenta.
Para o diretor da unidade, Otoni Veríssimo, comemorar três anos de fundação é celebrar vidas. “O Hospital do Coração Alagoano nasceu de um sonho coletivo de oferecer ao povo alagoano o que há de melhor em cardiologia e cirurgia cardiovascular. Hoje, podemos dizer com orgulho que fazemos parte da história de muitas famílias, salvando vidas e levando esperança. Esse é o nosso maior legado. Quero também agradecer ao secretário de Estado da Saúde, pela liderança firme e comprometida com a saúde pública de Alagoas, e ao governador, pela visão e expertise em idealizar e tornar realidade um hospital dessa magnitude para os alagoanos", ressaltou.
Referência
Histórias como a da primeira paciente transplantada do coração, Jandair Marques da Silva, de 46 anos, que voltou para casa após a espera na fila, ou da pequena Maria Gabrielly dos Santos, de apenas 4 anos, que corre pelos corredores após uma cirurgia cardíaca bem-sucedida, dão rosto e emoção aos números. São vidas reescrevendo suas trajetórias graças à dedicação de centenas de profissionais que trabalham dia e noite no hospital.
Últimas Notícias

Detentas de Bangu fazem motim por causa da qualidade da comida

Compradores de celular com restrição criminal são notificados em SP

Trump diz que EUA "atiraram" em barco com drogas da Venezuela

Antes de renunciar, presidente do CSA diz que cultura de pagamento de bicho é nefasta para o futebol

Ivete Sangalo fará show antes de Brasil x Chile
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
