Ajude os menor, curta-metragem alagoano, terá sua estreia no Festival de Brasília
Filmado em Maceió e produzido com recursos de editais públicos, o filme irá concorrer a diversas premiações do evento que completa 60 anos em 2025

O curta-metragem alagoano Ajude os menor, escrito e dirigido por Janderson Felipe e Lucas Litrento, fará sua estreia na Mostra Competitiva de Curtas da 58° edição do Festival de Brasília, que ocorre entre 12 e 20 de setembro, na capital nacional e que comemora os 60 anos de existência do evento, o mais antigo do cinema brasileiro.
Compondo os indicados à premiação principal voltada para os curtas da edição, o filme será exibido no dia 18 de setembro, no Cine Brasília, e apresenta um entregador de comida por aplicativo que se vê num momento de tensão ao almoçar com amigos pedreiros e observar a briga do engenheiro com o mestre de obras dentro de um prédio em construção.
Baseado no conto homônimo escrito por Lucas Litrento e presente no livro TXOW (EdiPucrs, 2020), semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura em 2021, o curta-metragem bebe das fontes do faroeste clássico para discutir questões de classe no universo do trabalho em Alagoas.
“O conto já trazia uma tensão muito forte, o que fizemos foi aumentá-la a partir do cinema de gênero: o uso dos closes, do preto e branco e da trilha sonora ajudam a trazer o clima do faroeste”, afirma o diretor Lucas Litrento, que repete a parceria com Janderson Felipe iniciada em Samuel foi trabalhar (2024), primeiro filme da dupla e premiado em diversos festivais, incluindo Festival de Cinema de Vitória e Mostra Sururu de Cinema Alagoano.
Para Janderson, o filme continua a investigação iniciada na obra anterior. “Seja na questão artística, quando tratamos de abordagens de gênero, seja na questão temática, quando discutimos as dores e os problemas dos trabalhadores negros em Alagoas, Ajude os menor é uma maturação do que iniciamos com Samuel foi trabalhar”, pontua.
Filmando inteiramente em preto e branco, é protagonizado por Alaylson Emanuel e Caetano Vinicius Kedinha, além de contar com a participação de Jiray e Phelipe Ribeiro, fechando o grupo dos jovens trabalhadores. O elenco também conta com os veteranos Eron Villar e Luciano Pedro Jr.
A obra marca tanto o retorno da parceria da dupla com a produtora alagoana Céu Vermelho Fogo Filmes, de Alessandra Moretti e Ulisses Arthur, quanto a estreia de Janderson e Lucas como produtores, por meio da empresa Neblina Indiscreta. “Estrear o Ajude os Menor no Festival de Brasília é muito importante e estratégico para dar visibilidade nacional ao filme. Ainda mais agora, quando vivemos um ótimo momento para o cinema alagoano”, declara Alessandra.
Gravado em outubro do ano passado, em Maceió, o curta-metragem tem produção associada da Estranha Força e foi realizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), por meio do IV Edital de Incentivo à Produção Audiovisual de Alagoas (2021), promovido pela Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), e também da Lei Paulo Gustavo, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Maceió (Semce), e pela Secult Alagoas.
Últimas Notícias

Detentas de Bangu fazem motim por causa da qualidade da comida

Compradores de celular com restrição criminal são notificados em SP

Trump diz que EUA "atiraram" em barco com drogas da Venezuela

Antes de renunciar, presidente do CSA diz que cultura de pagamento de bicho é nefasta para o futebol

Ivete Sangalo fará show antes de Brasil x Chile
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
