HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos

Por Assessoria 25/08/2025 20h08
Por Assessoria 25/08/2025 20h08
HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos
HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, segue avançando no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos. Para isso, a unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu mais uma visita técnica de profissionais do Hospital Sírio-Libanês, acompanhados por uma técnica do Ministério da Saúde.

A atividade marcou a terceira visita do Módulo 2 do Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos. Esta é a última etapa de consultoria antes da aplicação de simulação, por meio de uma ferramenta de avaliação utilizada no acompanhamento do projeto. O Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos é desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa conta com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A farmacêutica Lays Murta, integrante da equipe do Sírio-Libanês, explicou que o HEA tem avançado de forma significativa no cumprimento das metas estabelecidas. “Já é possível observar muitos avanços nas áreas de foco e o engajamento das equipes mostra que o projeto está no caminho certo. Tanto lideranças quanto profissionais assistenciais estão comprometidos em implementar os processos definidos nos planos de ação”, afirmou.

A visita contou também com a presença de Géssica Oliveira, da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgências do Ministério da Saúde. “Percorremos os setores do HEA e já identificamos melhorias desde o início do projeto. A ideia é apoiar a equipe executora e o hospital para que continuem avançando no processo de qualificação. O objetivo é alcançar um serviço cada vez mais eficiente, com qualidade e excelência para a população”, disse.

Participação dos Profissionais
A coordenadora de enfermagem da emergência do HEA, Edjane Negrão, ressaltou que a participação dos profissionais é decisiva para os avanços registrados. “É um processo que exige mudanças de rotina, novos olhares e maior integração entre os setores. Nossa equipe tem abraçado a proposta, entendendo que o fortalecimento da assistência depende desse esforço conjunto”, salientou.

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, considerou a visita estratégica para o andamento do projeto. “Estamos diante de uma grande oportunidade de aprendizado e transformação. Contar com o acompanhamento técnico do Sírio-Libanês e do Ministério da Saúde nos dá mais segurança para implementar mudanças estruturantes e garantir uma assistência de qualidade à população do Agreste e de todo o estado”, destacou.