Com música, poesia e celebração à cultura, Piranhas recebe mais uma edição do Vozes do Velho Chico

A histórica cidade de Piranhas, no sertão de Alagoas, já se prepara para viver mais um encontro de arte, cultura e tradição às margens do Rio São Francisco. Nos dias 5 e 6 de setembro, acontece a edição 2025 do Vozes do Velho Chico, festival que une música, poesia, teatro, cinema e manifestações populares em uma verdadeira celebração da identidade nordestina.
Criado em 2014, o Vozes nasceu como um movimento de homenagem ao Rio São Francisco e, ao longo de mais de uma década, consolidou-se como um espaço de valorização da cultura, da comunidade e da natureza. Já passaram pelo evento dezenas de artistas e grupos de várias regiões do país, que levaram ao público apresentações de música, literatura, artes visuais, circo, teatro e gastronomia. Além dos shows, o festival também se tornou referência pelo compromisso ambiental e social, promovendo ações de sustentabilidade, inclusão e partilha com as comunidades ribeirinhas.
Para celebrar cada vez mais a cultura, o Vozes do Velho Chico edição 2025 lançará o curta documentário “Fazendo Arte na Beira do Rio”, dirigido por Ana Flávia Ferraz, com imagens de Vitória Dias e edição de Tell Aragão. A produção apresenta a essência do festival e sua conexão com as manifestações culturais de Piranhas, mostrando como a arte navega como uma canoa de tolda pelas águas do Velho Chico, levando poesia, afeto e resistência.
O curta documentário faz parte da programação do CineTrilha, que este ano está em uma parceria com o NEPED (Núcleo de Estudo e Pesquisa das Expressões Dramáticas) da UFAL. O cine trilha deste ano exibirá os curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e o próprio Fazendo Arte na Beira do Rio.
Outra inovação desta edição foi o processo de voto popular para escolha de uma das atrações musicais. “O Vozes recebeu as inscrições de artistas de quatro estados lindos que fazem nossa cultura vibrar e nossa alegria crescer: Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
Quando lançamos a chamada para músicos, sabíamos que viria coisa boa, mas a beleza dessa resposta superou tudo. Chegaram vozes de tantas cidades, estados, cantos e recantos”, comemorou Susie Cysneiros, do Instituto Boibumbarte de Cultura, que assina a produção do Vozes do Velho Chico.
Dentre os diversos inscritos, a curadoria do Vozes escolheu três artistas - Marcela Souza (PE), Mago Veio (AL) e Victor Pirralho (AL) - para disputar o voto popular, através da página do Instagram: @vozesdovelhochico. No voto popular a vitoriosa foi a cantora pernambucana Marcela Souza, intérprete que resgata o coco de roda em um espetáculo marcado por ancestralidade, resistência e autoestima. Ela subirá ao palco do Vozes do Velho Chico no sábado, dia 06.
A abertura da programação acontece na sexta-feira (05/09), na Vila dos Pescadores, com entrada gratuita. Às 16h, o grupo pernambucano Teatro de Retalhos leva sua palhaçaria para as ruas em uma apresentação interativa e irreverente.
Esse ano o Teatro de Retalhos trás um espetáculo inédito: Big Bang - quem riu primeiro. O espetáculo é uma fábula cômico-poética que mistura cultura popular, música, teatro e palhaçaria para narrar a origem do universo sob a ótica do humor. A trama é conduzida por três palhaços: Lombada, Cazulino e Arrepio.
Logo depois, às 18h, o tradicional Cortejo do Boi do Chico, conduzido pelo Mestre Laércio (AL), percorre a vila em uma explosão de cores, música e celebração popular.
Já o sábado (06/09) concentra as atividades na Pousada Trilha do Velho Chico, transformada em palco cultural. A partir das 16h, o público poderá visitar a Feirinha do Vozes, espaço que reúne artesanato e produtos autorais, participar do Sarau de Todas as Vozes, conhecer a exposição poética Árvore Guardiã e conferir os curtas do CineTrilha. Às 19h, acontece o Recital Poetas do Velho Chico com o ator e poeta Otávio Cabral (AL).
Na sequência, o palco se enche de música. Às 19h30, teremos Marcela Souza. Às 20h45, a banda Serumsol (PE) assume a cena com seu som experimental, que mistura rock alternativo e música brasileira em atmosferas intensas. Para fechar a noite em grande estilo, às 22h, o trio Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE), de São José do Egito, celebra a canção e a poesia nordestina em um show que passeia por composições autorais e releituras da MPB.
Segundo o idealizador e realizador do evento, Flávio Ferraz, com a programação diversificada e com as novidades lançadas a cada ano, o Vozes do Velho Chico reafirma a missão de fortalecer os vínculos entre comunidade, natureza e arte. “O Vozes é um movimento coletivo, um espaço de afeto, resistência e celebração. Em cada edição, buscamos valorizar o território, a cultura e a simplicidade sofisticada que o sertão oferece”, destacou Flávio Ferraz.
Realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico e produzido pelo Instituto Boibumbarte de Cultura, o Vozes 2025 conta com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura de Piranhas e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Programação Vozes do Velho Chico 2025
Sexta-feira (05/09) – Vila dos Pescadores – Entrada gratuita
16h – Big Bang – Quem Riu Primeiro, espetáculo de palhaçaria do Teatro de Retalhos (PE).
18h – Cortejo do Boi do Chico, com Mestre Laércio (AL).
Sábado (06/09) – Pousada Trilha do Velho Chico – Ingressos na bilheteria
16h – Feirinha do Vozes: artesanato e produtos autorais.
16h – Árvore Guardiã: versos poéticos pendurados na craibeira.
16h – Sarau de Todas as Vozes: espaço aberto para múltiplas linguagens artísticas.
18h – CineTrilha: exibição dos curtas Cartas à Tia Marcelina, Estação Aquarius e Fazendo Arte na Beira do Rio.
19h – Recital Poetas do Velho Chico, com Otávio Cabral (AL).
19h30 – Show de Marcela Souza (PE).
20h45 – Show da banda Serumsol (PE).
22h – Show de Ednardo Dalí, Miguel Marinho e Tonfil (PE).
Serviço: Vozes do Velho Chico 2025
Data: 5 e 6 de setembro
Local: Piranhas – AL | Vila dos Pescadores e Pousada Trilha do Velho Chico
Ingressos: R$ 17,50 (meia) | R$ 35 (inteira)
Vendas online: Sympla
Últimas Notícias

ASA segura empata com o Manauara e está classificado para as quartas da Série D

II Aprofundamento para Casais acontece no dia 14 de setembro, em Arapiraca

Morre, aos 86 anos, Miguel Proença, pianista de prestígio internacional

Taxista morre após sofrer infarto enquanto jogava futebol em Penedo

Governo de Alagoas lança catálogo de artesanato que vai representar o Brasil em Paris
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?
