Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea neste sábado em igreja de Maceió

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, neste sábado (23), cadastro itinerante para doação de medula óssea. A ação ocorre das 9h às 14h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, situada na Rua Carlos Francisco de Farias, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, cujo transplante salva pessoas acometidas pela leucemia, os voluntários não podem ter histórico de câncer hematológico ou doença autoimune, como o lúpus. O voluntário deve ter entre 18 a 35 anos de idade, portar um documento de identificação com foto, comprovante de residência e o Cartão SUS, além de fazer a doação de 5 ml de sangue para analisar o código genético.
Ao chegar ao posto de cadastro, o voluntário vai preencher um formulário e fazer a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético. Com o código, será realizado um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para verificar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de uma doação de medula óssea para curar a leucemia.
Se o voluntário que se cadastrou for compatível geneticamente com um receptor, ou seja, com um paciente que precisa do transplante de medula óssea, ele passará por exames complementares e o procedimento será realizado. A doação de medula óssea consiste em uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral, conforme explica a médica hematologista do Hemoal, Verônica Guedes.
"Por meio deste procedimento, é retirada uma quantidade de um líquido esponjoso que será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de leucemia. Após 48 horas, o voluntário já poderá retomar as suas atividades normais, uma vez que o procedimento é considerado simples", ressalta a especialista.
Últimas Notícias

Carla Zambelli é condenada pelo STF a mais de 5 anos de prisão por porte ilegal de arma

Dois vizinhos são encontrados mortos com sinais de violência no extremo sul da Bahia

Após morte de esteticista, dono de clínica de reabilitação é capturado em motel, em Maceió

Calçadão ao lado do Theatro Sete de Setembro, em Penedo, recebe melhorias na rede de esgoto

Jovem paraibano desaparece em Craíbas e família busca paradeiro há cerca de 30 dias
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

SSP de Alagoas realiza simulado de ataque bancário
