VÍDEO: Projeto Raízes de Arapiraca chega a sua 27ª edição resgatando a memória do povo arapiraquense

Por Redação 17/08/2025 16h04
Por Redação 17/08/2025 16h04
VÍDEO: Projeto Raízes de Arapiraca chega a sua 27ª edição resgatando a memória do povo arapiraquense
Projeto Raízes de Arapiraca - Foto: Josival Meneses de Souza/Portal Já é Notícia

Foi realizada neste domingo (17), no cinema do Partage Arapiraca, mais uma edição do projeto Raízes de Arapiraca, que documenta a vida de pessoas importantes para a história da cidade.

O deputado Ricardo Nezinho, idealizador do projeto, falou sobre a diversidade das histórias contadas pelo projeto.

"O interessante, o bonito desse documentário, é que pega as histórias das pessoas simples... das destaladeiras de fumo, do pedreiro, do carroceiro, do professor, do engenheiro, do bispo. Faz com que a gente possa conhecer através desses personagens a bela história da cidade de Arapiraca".

Um dos homenageados dessa edição foi Paulo Leão, que fez parte do jogral (grupo de declamação de poesia) Augusto dos Anjos. 

"A gente contava história, postava sobre a vida dos políticos, do comerciante, do homem do campo, da sociedade, da igreja, então nós tivemos a oportunidade de fazer esse papel".

Outro personagem marcante que ganhou uma homenagem no 27° Raízes de Arapiraca foi José Bento, um dos criadores de uma das primeiras escolas de samba da cidade.

"Com a escola de samba, fui inclusive o campeão cinquentenário de Arapiraca. Arapiraca ia completar 50 anos e a minha escola foi cinquentenária", afirma.

"Esse projeto é um projeto que marca gerações, então é algo muito raro e precioso. É algo que se destaca no mundo, é algo que realmente não tem palavras para a gente definir a importância desse projeto na história", pontuou Rute Nezinho, vice-prefeita de Arapiraca.