Após sabatina, tia de JHC, Marluce Caldas é aprovada pelo Senado para vaga no STJ

Após sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e votação no plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira, 13, em Brasília, a procuradora de Justiça de Alagoas, Maria Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, JCH (PL)
Marluce recebeu 64 votos favoráveis e houve duas abstenções. Ela foi indicada ao cargo pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, integrando a lista tríplice definida em outubro de 2024 para substituir a ministra Laurita Vaz, aposentada.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1982, Maria Marluce ingressou no Ministério Público em 1986, atuando nas áreas criminal, cível, eleitoral, infância e juventude, direitos humanos, execução penal e patrimônio público.
Em 2021, foi promovida a procuradora de Justiça e atualmente integra o Conselho Superior do Ministério Público de Alagoas. Ao longo da carreira, trabalhou no Juizado da Infância e Adolescência, na Vara de Execuções Penais e no Juizado do Trânsito. É considerada a primeira mulher a atuar como promotora em um júri popular da capital alagoana.
Durante a sabatina na CCJ, presidida pelo senador Otto Alencar e relatada pelo senador alagoano Fernando Farias (MDB), Maria Marluce destacou sua trajetória pioneira, sendo a primeira mulher a atuar em uma Câmara Criminal e no Tribunal do Júri em Alagoas. Também relembrou sua atuação em defesa de pessoas privadas de liberdade e em causas relacionadas ao trânsito.
A procuradora afirmou sentir orgulho pela indicação feita pelo presidente Lula e garantiu que sua atuação no STJ será guiada por fé, coragem e compromisso com a justiça. “Agradeço aos meus colegas do Ministério Público Estadual; fui indicada ao STJ dentre 42 valorosos colegas”, ressaltou.
Maria Marluce também destacou o papel transformador da educação em sua vida. “Eu sou uma pessoa transformada pela educação e pela educação pública. Não somente pelos cursos de graduação ou pós-graduação que fiz, mas até um curso de extensão teve impacto na minha vida e mudou até a minha maneira de ser, para que eu fosse melhor — uma profissional muito melhor”, concluiu.
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) manifestou, em nota oficial, orgulho e reconhecimento à procuradora pela indicação ao STJ. A instituição destacou que Maria Marluce, mulher, nordestina e alagoana de trajetória exemplar, construiu uma carreira marcada pela competência, ética, firmeza de propósitos e compromisso inabalável com a defesa da Justiça e dos direitos fundamentais de cada cidadã e cidadão alagoanos. O MPAL ressaltou que a escolha da procuradora representa não apenas o reconhecimento individual de uma profissional de notório saber na área do Direito, mas também a valorização do Ministério Público no cenário jurídico nacional.
O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Antônio Ferreira de Araújo, afirmou que a conquista é motivo de alegria e renovada esperança para a instituição. Segundo ele, a atuação da futura ministra no STJ honrará uma das mais altas cortes de Justiça e contribuirá de forma relevante para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Últimas Notícias

Copa Integra Penedo 2025 terá final transmitida ao vivo no Youtube da Prefeitura

Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice

Após sabatina, tia de JHC, Marluce Caldas é aprovada pelo Senado para vaga no STJ

“Cantus Legis”, coro do MPAL, faz apresentação no Mercado das Artes 31 e marca contagem regressiva para o Nordeste Cantat 2025

Mulher é baleada durante tiroteio no Vergel do Lago, em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
