Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

O governador Paulo Dantas e a primeira-dama, médica Júlia Britto, estiveram na manhã deste sábado (26) no lançamento da primeira edição do Programa Corações da Paz, na Escola Estadual Maria Rita Lyra, em Maceió. A ação começou às 8h e se estende até às 16h, com estimativa de mais de 500 pessoas atendidas.
Durante todo dia, os moradores dos bairros do Trapiche da Barra e Vergel do Lago tiveram acesso à emissão gratuita de mais de 20 tipos de documentos, além de atendimento psicológico e social, orientação jurídica e outros serviços essenciais à cidadania. Adolescentes e crianças também puderam participar de atividades esportivas, recreação e lazer ao longo do dia.
"Hoje nós estamos lançando o Corações da Paz, um programa muito sério, muito arrojado, que nós fizemos porque acompanhamos esses programas em outros governos, e eu digo sempre que é uma governança baseada em dados, baseado em evidências, baseado no que deu certo", afirmou o governador Paulo Dantas, lembrando que a escola que abrigava a iniciativa havia sido inaugurada em sua gestão, que vem priorizando a área da educação.
Ele explicou que o bairro do Trapiche da Barra foi escolhido porque os indicadores apontam para a necessidade da presença dos serviços governamentais na região. "Precisamos vir a essa região para promover mais segurança, mais estabilidade, capacitação, cultura, educação, inclusão, melhorar a autoestima das pessoas, e entender que o Governo de Alagoas é um grande parceiro e está criando oportunidades para melhorar a vida das pessoas", enfatizou o governador.
Ele salientou ainda que a ação será permanente. "Teremos essa ação todos os sábados nesta mesma localidade, para que a gente reduza a violência nesta região ", completou.
O governador ressaltou que o Programa Corações da Paz é um projeto transversal, que envolve todo o Governo de Alagoas. Ele celebrou ainda os últimos números apresentados no Anuário Nacional de Segurança Pública, no qual não consta nenhuma cidade alagoana entre as 20 mais violentas do país. "Eu tenho dito sempre, por onde eu passo, que eu, como comandante maior das forças de segurança pública do estado de Alagoas, não vou permitir que o crime, que a bandidagem, que quem cometa o ilícito, fique impune. A impunidade aqui não é permitida. Quem cometeu o crime vai ser preso, vai ser punido, vai ser duramente perseguido pelas forças de segurança pública do estado de Alagoas", alertou Paulo Dantas.
Saúde Até Você
A equipe do Programa Saúde Até Você, coordenado pela primeira-dama Júlia Britto, ofereceu atendimento de saúde em diversas áreas. Ela explicou que o programa nasceu em Maceió, mas está ganhando outros municípios. "Começamos levando ações à Grota do Cigano e à Grota das Piabas, e agora já estamos expandindo para outros municípios. Já fomos em Santa Luzia do Norte, Ibateguara, Major Izidoro e Olho D'água, e a gente pretende expandir para o máximo de municípios que puder", pontuou.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, disse que pelo número de pessoas que compareceram à primeira edição do Corações da Paz, a estimativa inicial de 500 atendimentos ia ser superada. E adiantou que a ação será levada para ao menos mais quatro escolas da capital.
Ele acrescentou ainda que a construção do primeiro complexo do Programa Corações da Paz já está em andamento, e deve ser inaugurada no fim deste ano. "O governador determinou no lançamento do programa que a gente tinha que mostrar o que é o Corações da Paz. Até o final do ano, vamos rodar todas as escolas estaduais mostrando um pequeno aperitivo do que vai ser a nossa grande ação no antigo ginásio do Sesi", informou o secretário.
Segundo ele, o programa também será para lançado em Arapiraca. "Nós iremos ter seis Corações da Paz no interior", acentuou Ricardo. "Eu tenho certeza que o governador Paulo Dantas lançou o maior programa de prevenção à violência, inclusão social e geração de oportunidades. Nós visitamos tanto a Usina da Paz em Belém (PA) como em Recife (PE), e nós temos a certeza que aqui também será um grande sucesso", finalizou.
Atendimentos
A marisqueira Rosilda Maria da Conceição, de 69 anos, foi umas das primeiras a chegar à Escola Estadual Maria Rita Lyra para buscar o serviço de emissão da nova Carteira de Identidade. Antes das 9 horas, ela já estava sendo atendida. Para Rosilda, esse tipo de ação do governo facilita bastante a vida de quem mora em bairros mais distantes. "Para tirar minha nova Carteira de Identidade, eu teria que ir ao Centro, e nem sempre a gente tem tempo para isso", comentou Rosilda.
Outra marisqueira que também foi à 1° edição do Corações da Paz foi Cíntia dos Santos, de 24 anos. Ela também aproveitou a oportunidade para tirar a nova Carteira de Identidade, um dos serviços mais requisitados durante a ação. "Eu preciso da identidade nova para poder resolver as coisas da Colônia [de Pescadores]”, disse
Ela chegou ao local por volta das 9 horas e aguardava para fazer o agendamento para emissão do documento. "Com certeza, essa ação do governo facilita a vida de todos nós da comunidade", comemorou.
A Lei nº 9.619/2025, que institui oficialmente a política pública Corações da Paz foi sancionada no dia 22 de julho deste ano. O Corações da Paz é uma iniciativa voltada à prevenção da violência, garantia de direitos, inclusão social e fortalecimento da cidadania em comunidades vulneráveis.
A política Corações da Paz estabelece um modelo de articulação entre diversos órgãos e secretarias do Estado, com foco na prevenção social da violência, geração de oportunidades e fortalecimento dos vínculos comunitários. Coordenada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a proposta prevê investimentos da ordem de R$ 100 milhões e a construção de 10 unidades em Alagoas. Quatro unidades do Corações da Paz serão implantadas em Maceió, nos bairros do Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes. Outras seis serão construídas nos municípios de Marechal Deodoro, Arapiraca, Santana do Ipanema, Rio Largo e São Luís do Quitunde.
Cada Complexo Comunitário Corações da Paz será composto por três blocos. O primeiro contará com espaços para capacitação, cultura e cidadania, salas multiuso, biblioteca, auditório, laboratórios técnicos e de informática, sala de dança e áreas colaborativas para oficinas, cursos profissionalizantes, atividades culturais e ações de promoção à saúde e cidadania.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
