Morre Luiz Edivaldo Barreto, liderança do Movimento da População em Situação de Rua em Alagoas

Por Redação 20/07/2025 17h05
Por Redação 20/07/2025 17h05
Morre Luiz Edivaldo Barreto, liderança do Movimento da População em Situação de Rua em Alagoas
Luiz Eduardo Barreto morreu neste domingo, 20 - Foto: Redes Sociais

Morreu neste domingo, 20, Luiz Edivaldo Vicente Barreto, aos 39 anos. Ele era uma liderança que foi referência no Movimento da População em Situação de Rua em Alagoas. Ainda não há informações sobre a causa da morte e nem sobre velório e sepultamento.

Nascido em 14 de novembro de 1985, Luiz foi coordenador municipal do Movimento Nacional da População de Rua em Maceió e tornou-se uma das principais vozes na defesa dos direitos de quem enfrenta diariamente a exclusão social.

Segundo amigos, Luiz Edivaldo era um "homem grandão, com a eterna alma de menino, que caminhou por muitos lugares “palmo a palmo”, reconhecendo territórios onde faltavam ferramentas para construir cidadania, mas onde ele nunca deixou de semear dignidade".

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) divulgou nota de pesar reconhecendo Luiz como “uma das mais importantes lideranças do Movimento da População em Situação de Rua em Alagoas”, destacando sua coragem e sensibilidade na luta por políticas públicas inclusivas, solidarizando-se com familiares, amigos e companheiros de militância.

O Movimento Nacional da População de Rua também manifestou sua dor e gratidão em nota. “Movimento Nacional da População de Rua vem comunicar e lamentar o falecimento do nosso amigo e militante Luis Edvaldo Vicente Barreto, que foi coordenador municipal do movimento em Maceió e que seguirá sendo inspiração para as nossas lutas. Sentiremos eternas saudades, amigo. Gratidão por compartilhar com você cada dia de luta, de dores e alegrias. Descanse em paz. Sua força, seu sorriso e sua indignação seguirão com cada uma de nós.”