Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

O Governo de Alagoas segue promovendo a qualificação profissional de dependentes químicos que concluíram o tratamento oferecido pela Rede Acolhe. Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e fazem parte da etapa de reinserção social e produtiva desse público, cujo objetivo é capacitá-los para o mercado de trabalho e oportunizar mudança real na vida dessas pessoas.
Após a conclusão do tratamento, os dependentes químicos em recuperação continuam sendo acompanhados pelos agentes de reinserção, que realizam visitas regulares às residências e encaminham os ex-acolhidos aos serviços necessários, como acompanhamento psicológico e social, inscrição em cursos profissionalizantes e emissão de documentos, com o apoio da Casa de Direitos.
Os agentes também avaliam as habilidades e aptidões de cada pessoa recuperada, direcionando-as para os cursos oferecidos pelo Governo do Estado por meio de contrato com o Senac e o Senai, instituições de referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Na última quarta-feira (16), mais uma turma formada por ex-acolhidos e recebeu os certificados do curso de Informática Básica e estão prontos para atuar de forma profissional. Mais do que uma certificação, essa iniciativa representa o resgate da cidadania de um grupo frequentemente excluído da sociedade.
O secretário de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, destaca a importância da reinserção social para a efetiva transformação de vida deste público. “A reinserção me emociona, porque fecha o ciclo da Rede Acolhe e dá sentido a todo o nosso trabalho na Seprev, devolvendo essas pessoas ao mercado de trabalho com mais dignidade e mais oportunidades”, afirmou o secretário.
As modalidades são escolhidas de forma estratégica para que o aluno possa atuar no mercado de trabalho formal, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos, ou abrir o próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI). Durante todo o curso, os alunos têm transporte garantido pelas vans da Seprev, recebem almoço e contam com acompanhamento psicológico e social.
O ex-acolhido Naasson Alexsandro, de 47 anos, já participou de vários cursos ofertados pela Seprev e comenta a importância da capacitação para quem deseja escrever uma nova história de vida. “Eu abracei a chance de fazer os cursos e hoje atuo profissionalmente na área da gastronomia. Sou muito grato à Rede Acolhe por todo o apoio, e ao Senac pelo aprendizado”, relatou.
O superintendente de Política Sobre Drogas da Seprev, Eduardo Ferreira, ressalta a expertise do Governo de Alagoas e a atenção priorizada do governador Paulo Dantas ao público mais vulnerável. “Sabemos que estamos no caminho certo mantendo essas parcerias com o Sistema S e permitindo que o dependente químico recuperado possa exercer uma profissão. Aos acolhidos, reforço: não desistam, pois temos um grande propósito junto com vocês”, pontuou o superintendente.
Últimas Notícias

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

Entenda os motivos para decretação de cautelares contra Bolsonaro

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Representante dos clubes da Série D diz que Série E está na pauta de reunião na CBF
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca
