Mulher tem infecção no olho causada por mosca de banheiro

Por G1 17/07/2025 14h02
Por G1 17/07/2025 14h02
Mulher tem infecção no olho causada por mosca de banheiro
Influenciadora com infecção no olho - Foto: Reprodução

Uma influenciadora digital da Serra, na Grande Vitória, viralizou nas redes sociais depois de contar em um vídeo sua experiência sobre uma infecção no olho, causada por uma mosca de banheiro.

Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, contou que o inseto entrou no olho dela enquanto ela se preparava para tomar banho. Os vídeos com os relatos ultrapassaram 16 milhões de visualizações.

Segundo Larissa, que também é enfermeira, o contato com a mosca causou uma ardência imediata, seguida de um inchaço.

“A mosquinha entrou no meu olho e já saiu. Comecei a sentir uma ardência. Na hora, joguei água, mas, em questão de segundos, começou a inchar muito. Liguei para o meu noivo, que estava trabalhando, pesquisei se havia algum hospital dos olhos e encontrei um em Vitória. Fomos direto para lá”, contou Larissa.

No hospital, Larissa foi diagnosticada com quemose ocular, uma inflamação caracterizada pelo inchaço da conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. Apesar do susto, ela passou por tratamento e o olho voltou ao normal dois dias depois.

Desesperada, a jovem relatou que notou uma espécie de "gordura" sobre o globo ocular e a área estava bastante amarelada após a mosca ter entrado no olho.

"Meu noivo olhou e ficou assustado. Eu também fiquei, porque era o meu olho, e parecia que havia areia dentro dele. Dava dor até na cabeça", relembrou.

Inchaço sumiu em dois diasApós atendimento médico, Larissa recebeu o diagnóstico de quemose ocular. Dois dias depois, o inchaço havia desaparecido completamente.

"Pensei: 'Vou postar porque essa mosca parece inofensiva, fica ali no banheiro sem fazer nada, mas não. Ela pousou no meu olho, e isso aconteceu'", disse a enfermeira.

O que é quemose?

Segundo o oftalmologista Raphael Moraes, a quemose é um sintoma, não uma doença em si. "É um inchaço, um acúmulo de líquido entre a parte branca do olho (esclera) e a conjuntiva, uma camada translúcida que cobre o olho. O aspecto lembra uma 'gelatina' sobre o olho", explicou.