Escola Mulheres+ no Cinema realiza segundo ciclo formativo gratuito: A oficina discute o cinema documental e já está com inscrições abertas

A Escola Mulheres+ no Cinema, iniciativa da produtora audiovisual Piracema Studio com foco na promoção de experiências de aprendizagem na área audiovisual para mulheres cis e trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias, anuncia segundo ciclo formativo, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de Julho. As inscrições já estão abertas e encerram-se no próximo dia 17 de Julho - saiba mais.
Em sua segunda etapa, a Escola Mulheres+ no Cinema dedica-se à linguagem e produção audiovisual documental por meio da oficina “Documentário: Realizando o Cinema Possível”, ministrada pela diretora e roteirista pernambucana Tuca Siqueira.
A atividade, dividida em quatro dias, será realizada no Carambola Lab (R. Sá e Albuquerque, 378 - Jaraguá), com programação que inclui: apresentações e discussões teóricas acerca da linguagem documental e processos fílmicos, decupagem comentada de filmes e consultorias individualizadas para os projetos selecionados. A oficina é gratuita e aberta para pessoas de todos os gêneros, com 80% das vagas reservadas para mulheres+ (mulheres, homens trans e pessoas não binárias) e 20% (4 vagas) destinadas à ampla concorrência.
Com apoio do Sesc Alagoas, o segundo ciclo do projeto também traz a exibição gratuita de “Iracemas”, documentário dirigido por Tuca Siqueira que recebeu menção honrosa no Festival do Rio (2023). A sessão acontecerá no dia 25 de julho, às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113 - Pajuçara). O longa se passa em Fortaleza, na capital do Ceará, que é tomada por Iracemas: além de várias mulheres, também é o nome de escolas, pousadas, panificadoras, lavanderias, churrascarias e até mesmo praias.
A Escola Mulheres+ no Cinema é uma realização da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.
Sobre a Escola Mulheres+ no Cinema
De acordo com Luiza Leal, diretora de programação e idealizadora da Mostra e Escola Mulheres+ no Cinema, a ideia de estender a programação formativa ao longo do ano veio do engajamento notável gerado nas atividades da primeira Mostra Mulheres+ no Cinema (2023).
“Foi tão bacana que a gente decidiu criar ainda mais oportunidades de troca e capacitação de profissionais para atuarem nas produções locais e nacionais. A cada trabalhadora que formamos, chegamos mais perto do nosso objetivo de alcançar a igualdade de gênero na indústria do audiovisual”, ela comenta.
Para acompanhar todas as novidades da Escola e da Mostra Mulheres+ no Cinema, acesse @mulheresmaisnocinema no Instagram
Últimas Notícias

Bancos de Leite Humanos registram queda nas doações durante o inverno; saiba como e onde doar em Alagoas

Operação conjunta apreende quatro armas no Agreste alagoano

Juliana Marins desceu 220 metros na primeira queda e morreu em uma segunda

Avó de jornalista alagoana precisa de doação de sangue para cirurgia após fratura no fêmur

Ex-prefeito de Água Branca e atual vereador são condenados por improbidade em festival financiado com verba federal
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
