História de Lula será enredo de escola de samba do Rio de Janeiro no carnaval de 2026

Em ano de eleição, a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será contada na Marquês de Sapucaí. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira, 9, pela escola de samba Acadêmicos de Niterói. O enredo sobre a vida do presidente marcará a estreia da agremiação no Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, o tema foi revelado por meio das redes sociais da escola de samba. Para a 'missão' de contar a história do presidente, o carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo escolheram exaltar sua origem nordestina.
“O título do nosso enredo traz a referência de uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ predileto do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil”, explicou Tiago na publicação.
A homenagem é mais uma das muitas que passarão pela Sapucaí em 2026. Além de Lula, personalidades como Ney Matogrosso, Rita Lee e Carolina Maria de Jesus também serão celebradas pelas agremiações cariocas.
No entanto, a escolha do enredo da Acadêmicos de Niterói em ano de eleição presidencial dividiu opiniões nas redes sociais. Na publicação, alguns elogiaram a atitude, enquanto outros usuários questionaram a decisão.
A azul e branca de Niterói estreará no Grupo Especial do Rio de Janeiro no domingo de carnaval, 15 de fevereiro. A sinopse completa do enredo e a identidade visual só serão divulgadas em agosto.
Últimas Notícias

Bombeiro à paisana salva criança engasgada em restaurante em MG

CSA vence o Ferroviário por 2 a 1 e avança para a semifinal da Copa do Nordeste 2025

Classificação final da Copa do Mundo de Clubes

Juliana Marins morreu entre 2 e 3 dias após a 1ª queda

Mãe de Marília Mendonça é acusada de exigir seguro de R$ 2,7 milhões após tragédia; defesa nega
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
