Classificação final da Copa do Mundo de Clubes

Por Redação com GE 09/07/2025 20h08
Por Redação com GE 09/07/2025 20h08
Classificação final da Copa do Mundo de Clubes
Palmeiras venceu o Botafogo - Foto: Carl Recine - FIFA/FIFA via Getty Images

Fim da participação brasileira e uma campanha memorável do Fluminense, que terminou em 4º lugar na Copa do Mundo de Clubes 2025. Fez 11 pontos, ou seja, mais que todos os eliminados nas quartas de final - incluindo os alemães Bayern de Munique e Borussia Dortmund -, mesmo tendo passado na segunda posição do seu grupo na primeira fase, atrás do próprio Dortmund. O Tricolor só não foi terceiro porque o Real Madrid, também eliminado na semifinal, fez 13 pontos ao longo da competição. Lembre por que o Palmeiras fechou o torneio na 8ª colocação. Em relação aos brasileiros eliminados nas oitavas, o Flamengo terminou em 11º lugar e o Botafogo em 14º.

Para chegar às posições finais, o Gato Mestre seguiu os critérios divulgados pela Fifa normalmente em Copas do Mundo de seleções. Equipes eliminadas na semifinal se posicionam em 3º ou 4º lugar. Do 5º ao 8º ficam os que caíram nas quartas, do 9º ao 16º estão os times que perderam nas oitavas, e de 17º a 32º se encontram os que nem passaram da primeira fase.

Para cada um desses grupos, são levados em conta os critérios de desempate do próprio torneio, ignorando os confrontos diretos, já que as equipes empatadas, em geral, não se enfrentaram. Pela ordem, em caso de igualdade na pontuação geral: melhor saldo de gols, mais gols marcados e, por fim, número de cartões.

O critério dos cartões foi utilizado para desempatar apenas a 29ª colocação, já que o Pachuca e o Seattle Sounders terminaram sem pontos, com saldo e número de gols iguais. Os americanos levaram três cartões amarelos e ficaram à frente dos mexicanos, que receberam quatro.