Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Arapiraca acaba de dar mais um importante passo rumo a uma rede de saúde mais inclusiva e fortalecida. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o município passou a integrar Rede Nacional de Carga Viral Rápida (CVR), uma iniciativa do Ministério de Saúde (MS) que visa ampliar o acesso a exames de biologia molecular para diagnóstico e monitoramento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, hepatites B e C, clamídia e gonorreia.
Nos dias 2 e 3 de julho de 2025, o município sediou o treinamento técnico promovido pelo MS para capacitação dos profissionais que irão operar o equipamento GeneXpert, que já está instalado no CTA/SAE Arapiraca e será utilizado de forma compartilhada com o Laboratório Municipal, permitindo maior agilidade na liberação dos resultados dos exames, que antes precisavam ser enviados para a capital, Maceió.
Segundo a secretária, Rafaella Albuquerque, a nova fase representa um marco para Arapiraca e para todos os municípios da 7ª Região de Saúde, que serão beneficiados com diagnósticos mais rápidos e precisos. “Essa conquista fortalece significativamente o cuidado às pessoas que vivem com HIV, hepatites virais e outras ISTs em nosso município. Com exames realizados aqui mesmo, ganhamos em tempo, acesso e qualidade na atenção. Arapiraca reafirma seu compromisso com a saúde integral e com a equidade no SUS”, declarou.
A Rede CVR utiliza uma metodologia de ponta indicada especialmente para locais com estrutura laboratorial limitada. A instalação em Arapiraca foi possível graças ao atendimento de todos os critérios técnicos definidos pelo MS, incluindo estrutura física adequada, profissionais capacitados e garantia de integração aos sistemas nacionais de informação.
“A chegada do GeneXpert qualifica a resposta da vigilância em saúde ao ampliar nossa capacidade diagnóstica com base em evidências e em tempo oportuno. É uma ferramenta que fortalece a integração entre os níveis de atenção, contribuindo para o controle das infecções sexualmente transmissíveis e para a tomada de decisão mais precisa em nosso município”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Evandro Melo.
Além dos testes de carga viral para HIV, Hepatites B e C, o equipamento também permitirá, futuramente, a realização de exames para detecção rápida de clamídia e gonorreia, ampliando a capacidade de resposta do município frente às infecções sexualmente transmissíveis.
Essa iniciativa integra o esforço nacional pela ampliação do acesso ao diagnóstico e ao monitoramento em tempo oportuno, com impacto direto no cuidado às gestantes, recém-nascidos expostos, pessoas vivendo com HIV/AIDS, usuários em tratamento para hepatites e outras populações prioritárias.
Últimas Notícias

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Tentativa de chacina deixa dois mortos e vários feridos no Interior do Ceará

VÍDEO: Jacaré que estava perto de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Motorista que retornava de pescaria provoca engavetamento em frente ao shopping, em Arapiraca

VÍDEO: Casal vive momento de romance em cima de capô de carro na Bahia
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
