Influenciadoras suspeitas de promover facção são indiciadas pela polícia

A Polícia Civil do Piauí indiciou, na última quinta-feira (3), 19 pessoas por apologia ao crime e participação em organização criminosa. O grupo é composto, em sua maioria, por influenciadores que utilizavam seus perfis nas redes sociais para falar de tráfico de drogas, violência armada e criminalidade.
A ação, denominada “Operação Faixa Rosa”, foi deflagrada no dia 30 de abril com o objetivo de desarticular um núcleo criminoso formado por influenciadores.
De acordo com as investigações, a operação teve início com o cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Com as novas diligências e análises técnicas, as prisões foram convertidas em preventivas pela Justiça.
Do total de indiciados, 18 permanecem presos e um está foragido.
O material recolhido pelas autoridades revela o uso das redes sociais para o compartilhamento de imagens de armas, ostentação de drogas, incitação à violência e organização de ataques contra rivais.
“Os trechos demonstram com clareza não apenas a estrutura de comando e disciplina dentro da organização, mas também a tentativa de doutrinação criminosa, com uso explícito de códigos internos e linguagem própria da facção”, explicou o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa.
Além disso, segundo o delegado, este não é um caso isolado.
“Influenciadoras com grande alcance digital vêm utilizando as plataformas como vitrines do crime, promovendo uma estética violenta, banalizando a criminalidade e incentivando a adesão de jovens ao tráfico de drogas, às organizações criminosas e ao confronto armado com o Estado. A repressão a esse tipo de conduta vai além do aspecto criminal, é uma forma de proteger a juventude e preservar a integridade moral da sociedade”, pontuou.
Material recolhidoA investigação descobriu áudios trocados entre os investigados, nos quais eles tratam de forma explícita ações criminosas.
Em uma das gravações, uma das investigadas questiona: “Cadê, tu fez foi o reels dele? Manda aí.” Enquanto outra responde: “Aí, só na maldade ele botou o endereço, ainda mostrou o jeito da casa... é mamão com açúcar pra derrubar todos os três.”
Outro trecho mostra uma das envolvidas falando sobre a entrada de novas pessoas na facção: “Se ela quiser também, todo mundo dá uma forcinha… pra nossa irmã tá aprendendo com nós… aprendendo a ética do crime.”
Últimas Notícias

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

BC suspende três instituições do Pix após ataque cibernético

Wimbledon: João Fonseca cai na 3ª rodada; Brasil segue nas duplas

Adolescente de 14 anos usa martelo para acertar pai que tentava matar mãe na Bahia

Governo aprova pensão a 61 filhos separados de pais com hanseníase
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
