Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses

Por Redação, com Assessoria 03/07/2025 07h07
Por Redação, com Assessoria 03/07/2025 07h07
Vacinação contra a meningite bacteriana é ampliada em Penedo para crianças de 12 meses
Meningite - Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Penedo informa para a população, que o Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina meningocócica no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 12 meses. A partir da terça-feira, 1º de julho, a dose de reforço passou a ser feita com a vacina ACWY, que oferece proteção ampliada contra os sorogrupos ACWY da bactéria causadora da meningite.

De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal seguirá normalmente, com duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e aos 5 meses de vida. A novidade está na dose de reforço, feita aos 12 meses, que agora passará a ser feita com a versão ACWY.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa.

A determinação passa a vigorar a partir desta terça-feira (1º) de julho em todos os 102 municípios alagoanos, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para se vacinar, os pais ou responsáveis pela criança devem comparecer no posto de saúde mais próximos portando a Caderneta de Vacinação.