Blogs
Crise entre Executivo e Legislativo de Maceió impede votação da LDO 2026 e expõe desgaste político

A crise política entre o Executivo e o Legislativo de Maceió atingiu novo patamar nesta quarta-feira, 02, com o esvaziamento do plenário da Câmara Municipal, que impediu a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O impasse escancara o desgaste acumulado entre os vereadores e o prefeito João Henrique Caldas (PL), em meio a promessas descumpridas, disputas por cargos e divergências sobre emendas parlamentares.
A sessão extraordinária havia sido convocada para deliberar sobre a LDO — peça fundamental para orientar a elaboração do orçamento municipal de 2026 — e analisar dois projetos de lei que tratam da autorização de novos empréstimos milionários. No entanto, a ausência da maioria dos parlamentares impediu a formação de quórum, travando as discussões.
O principal ponto de atrito gira em torno do reajuste das emendas parlamentares. Apesar da aprovação de um aumento de 1,22% para 1,55% da receita corrente líquida, o Executivo sinalizou que o pagamento poderá ser parcelado em até sete anos, o que gerou forte insatisfação entre os vereadores, inclusive da base aliada.
Outro fator que agravou a tensão foi a não efetivação da reforma administrativa prevista na Lei Delegada, aprovada em abril, cuja vigência expira nesta sexta-feira, 05. A norma permitia a reestruturação de órgãos e a criação de novos cargos comissionados, com a expectativa de nomeações alinhadas politicamente. A falta de cumprimento dos acordos aprofundou o clima de descontentamento no Legislativo.
Único vereador presente à sessão, Rui Palmeira (PSD) criticou duramente o inchaço da máquina pública e a ausência dos colegas. “O impacto das emendas não chega a R$ 15 milhões por ano. Só os cargos em comissão criados pela Prefeitura somam R$ 40 milhões anuais. Reforma administrativa, nenhuma. Depois de 180 dias, ficou claro que o objetivo era apenas criar cargos”, afirmou o parlamentar.
A votação da LDO é requisito legal para o início do recesso parlamentar, conforme determina a Lei Orgânica do Município. Com a sessão suspensa por falta de quórum, a Câmara Municipal de Maceió permanece em regime de sessão permanente e foi reconvocada para esta quinta-feira, 03, às 15h.

Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias

Veja a previsão do tempo nesta sexta (4), em Alagoas

Foragido da Justiça de SP é preso passeando na orla de Pajuçara

Corpo é encontrado em ilhota de difícil acesso às margens do Rio Paraíba, no interior de Alagoas

Polícia Científica alerta sobre aumento de mortes por choque elétrico em Alagoas
