No ápice, ato com Bolsonaro na Av. Paulista reuniu 12,4 mil pessoas, segundo metodologia da USP

No ápice, o ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo, 29, reuniu 12,4 mil pessoas, segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que consiste em usar imagens da multidão, capturadas por drones. O lema da manifestação Foi "Justiça Já".
A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h40, a partir de fotos aéreas analisadas com software de Inteligência Artificial.
Em comparação, no começo de abril, outra manifestação convocada pelo ex-presidente reuniu 44,9 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo a mesma metodologia. Em fevereiro de 2024, ato com o ex-presidente reuniu 185 mil pessoas no mesmo local.
No dia 7 maio, um ato com Bolsonaro a favor da anistia aos envolvidos nos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, realizado em Brasília, reuniu 4 mil manifestantes, segundo o monitor.
Em março, um ato pró-anistia com a presença do ex-presidente reuniu 18,3 mil pessoas em Copacabana, no Rio, segundo o Monitor e a ONG.
Como foi feita a contagem, segundo o levantamento:
Foram tiradas fotos em quatro diferentes horários (14h00, 14h45, 15h20 e 15h40), totalizando 34 imagens;
Cinco fotos tiradas às 15h40, momento de pico da concentração, foram selecionadas para a contagem. A imagem cobriu toda a extensão da manifestação em dois diferentes pontos de concentração na Avenida Paulista;
Para o cálculo da multidão, foi utilizado o método Point to Point Network (P2PNet), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China, e pela empresa Tencent. O software foi treinado com um dataset anotado de fotos de multidões da Universidade de Xangai e outro com imagens brasileiras da USP;
No método, um drone captou imagens aéreas da multidão e o software analisou automaticamente essas imagens para identificar e marcar as cabeças das pessoas.
Utilizando Inteligência Artificial (IA), o sistema localizou cada indivíduo e calculou quantos pontos correspondiam a pessoas na imagem, processo que garantiu uma contagem precisa, mesmo em áreas densas;
Segundo os pesquisadores, o método tem precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5% na identificação de indivíduos. O erro percentual absoluto médio na contagem é de 12%, para mais ou para menos, em imagens aéreas com mais de 500 pessoas;
Com esse erro percentual, a manifestação deste domingo pode ter 1,5 mil pessoas para mais ou para menos.
Últimas Notícias

No ápice, ato com Bolsonaro na Av. Paulista reuniu 12,4 mil pessoas, segundo metodologia da USP

Sine Alagoas oferece quase 3 mil vagas de emprego em diversas cidades do estado nesta semana

Adolescente é apreendido com drogas e dinheiro em ação policial, em Teotônio Vilela

Jovem de 21 anos é morto a tiros na Chã de Bebedouro, em Maceió

Passeio ciclístico do IMA reúne três mil ciclistas em defesa do meio ambiente
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa Junina no Complexo Tarcizo Freire
