INMET emite alerta de acumulado de chuva para o fim de semana em Arapiraca e municípios do Nordeste

Por Redação 13/06/2025 17h05
Por Redação 13/06/2025 17h05
INMET emite alerta de acumulado de chuva para o fim de semana em Arapiraca e municípios do Nordeste
Acumulado de chuva - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de Perigo Potencial para diversas regiões do Nordeste. O alerta entra em vigor a partir das 10h deste sábado (14) e segue até as 23h59 do domingo (15). Arapiraca é um dos municípios em alerta.

Segundo o INMET, está prevista uma precipitação entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm em um único dia, o que representa um risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em áreas com histórico de instabilidade do solo.

O aviso atinge cidades de quatro estados nordestinos: Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. A lista completa pode ser consultada no site oficial do INMET.

As áreas mais afetadas incluem o Nordeste Baiano, Leste e Agreste de Sergipe, Leste e Sertão Alagoano, além da Mata e Agreste Pernambucano.

Recomendações

O INMET orienta a população das áreas atingidas a evitar enfrentar o mau tempo, observar possíveis alterações em encostas e áreas de risco, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante os temporais.

Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.