Conmebol tira Brasil do Conselho da Fifa e dá assento à Argentina

Por Redação com GE 19/05/2025 21h09
Por Redação com GE 19/05/2025 21h09
Conmebol tira Brasil do Conselho da Fifa e dá assento à Argentina
Ednaldo Rodrigues - Foto: Fred Gomes

A Conmebol decidiu tirar do Brasil um dos assentos a que tem direito no Conselho da Fifa, o principal órgão da entidade internacional. A cadeira, que até agora estava ocupada por Ednaldo Rodrigues, destituído da presidência da CBF na última quinta, agora será de Claudio Tapia, que comanda a AFA (Associação de Futebol da Argentina), de forma interina.

O Conselho da Fifa é formado por 37 membros. Os presidentes de cada confederação continental têm lugar garantido, além de algumas vagas para distribuir regionalmente.

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, é um dos vice-presidentes do Conselho. A confederação sul-americana ainda tem como membros Maria Sol Muñoz, do Equador, Ignacio Alonso, do Uruguai, e Ramón Jesurún, da Colômbia.

A quarta cadeira estava com Ednaldo desde 2023, quando tomou o lugar de Fernando Sarney.

Tapia ficará no cargo de forma interina para que o lugar não fique vago. Houve unanimidade na votação da Conmebol, com o comparecimento de nove associações. A CBF não participou.

Depois, a assembleia da entidade decidirá pelo membro efetivo – o que geralmente ocorre por consenso, mas, caso dois ou mais candidatos se apresentem, haverá votação.

A CBF está sendo presidida neste momento por um interventor nomeado pela Justiça, o vice-presidente Fernando Sarney. Ele convocou eleições para domingo, pleito que terá, como candidato único, o presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud. Ele será confirmado como presidente e comandará a confederação pelos próximos quatro anos.

Xaud conseguiu o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, o que impossibilitou o registrou de uma segunda chapa. Reinaldo Carneiro Bastos, de São Paulo, anunciou candidatura, mas não teve o apoio mínimo necessário de oito federações, ainda que tenha conseguido reunir 30 clubes.

Ednaldo esteve, ainda como membro do Conselho da Fifa, no Congresso da entidade, realizado na semana passada, em Assunção. Ele ainda estava na capital paraguaia quando a Justiça do Rio de Janeiro publicou a decisão que o afastava da presidência da CBF.