Gripe aviária: ministério rastreia e manda destruir ovos para incubação vindos de granja infectada

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) rastreou e mandou destruir os ovos para incubação vindos da granja no Rio Grande do Sul que registrou focos de gripe aviária.
Segundo a pasta, os ovos tinham sido destinados a incubatórios no próprio Estado, no Paraná e em Minas Gerais. Na última sexta-feira, 16, o ministério confirmou o foco da doença em uma granja comercial na cidade de Montenegro (RS).
Os ovos para incubação são fertilizados e em condições ideais podem vir a se desenvolver e gerar uma ave. Esses ovos são utilizados em granjas para facilitar a reprodução.
A detecção do foco de influenza na granja gerou a suspensão de exportações para diversos países, como China, Argentina, Uruguai, Chile, e nações da União Europeia. O Brasil é o maior produtor e exportador de frango do mundo, responsável por 35% do mercado mundial.
O Mapa afirmou que não há comprovação de que esses ovos incubados estejam infectados com gripe aviária, mas a medida tem caráter preventivo. "Todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, reforçando o compromisso do Mapa com a sociedade e com o setor produtivo", diz nota do órgão.
Na última sexta-feira, o governo federal informou que todos os 150 países que compram aves e derivados do Brasil foram notificados sobre o foco da doença. O prazo para suspensão da comercialização fica a cargo de cada país.
Últimas Notícias

Samir Xaud inscreve chapa e será candidato único à presidência da CBF

Vítimas fatais de grave acidente na rodovia AL-220, no Sertão de Alagoas são identificadas

Navio da Marinha mexicana bate na ponte do Brooklyn, em Nova York

Gripe aviária: ministério rastreia e manda destruir ovos para incubação vindos de granja infectada

Homem morre após colisão entre motos na zona rural de Arapiraca
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande
