Gripe aviária: ministério rastreia e manda destruir ovos para incubação vindos de granja infectada

Por Redação com Terra 18/05/2025 11h11
Por Redação com Terra 18/05/2025 11h11
Gripe aviária: ministério rastreia e manda destruir ovos para incubação vindos de granja infectada
Ovos - Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) rastreou e mandou destruir os ovos para incubação vindos da granja no Rio Grande do Sul que registrou focos de gripe aviária.

Segundo a pasta, os ovos tinham sido destinados a incubatórios no próprio Estado, no Paraná e em Minas Gerais. Na última sexta-feira, 16, o ministério confirmou o foco da doença em uma granja comercial na cidade de Montenegro (RS).

Os ovos para incubação são fertilizados e em condições ideais podem vir a se desenvolver e gerar uma ave. Esses ovos são utilizados em granjas para facilitar a reprodução.

A detecção do foco de influenza na granja gerou a suspensão de exportações para diversos países, como China, Argentina, Uruguai, Chile, e nações da União Europeia. O Brasil é o maior produtor e exportador de frango do mundo, responsável por 35% do mercado mundial.

O Mapa afirmou que não há comprovação de que esses ovos incubados estejam infectados com gripe aviária, mas a medida tem caráter preventivo. "Todas as medidas necessárias para proteção da avicultura nacional estão sendo adotadas, reforçando o compromisso do Mapa com a sociedade e com o setor produtivo", diz nota do órgão.

Na última sexta-feira, o governo federal informou que todos os 150 países que compram aves e derivados do Brasil foram notificados sobre o foco da doença. O prazo para suspensão da comercialização fica a cargo de cada país.