Fernando Sarney define data de nova eleição para a presidência da CBF

Por Redação com Terra 16/05/2025 19h07
Por Redação com Terra 16/05/2025 19h07
Fernando Sarney define data de nova eleição para a presidência da CBF
Fernando Sarney - Foto: Reprodução

Após ser nomeado interventor na CBF pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), Fernando Sarney convocou uma nova Assembleia Geral Eleitoral para eleger um novo presidente da entidade, nesta sexta-feira (16). O processo eleitoral será realizado no dia 25 de maio, um dia antes de Carlo Ancelotti assumir a Seleção Brasileira.

-Em cumprimento à ordem judicial que determinou que fossem convocadas novas eleições o mais rápido possível, informo que amanhã será publicado em jornal de grande circulação o Edital de Convocação para Assembleia Geral Eleitoral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os cargos de Presidente, 8 (oito) Vice-Presidentes, 3 (três) membros efetivos e 3 (três) membros suplentes do Conselho Fiscal, para o exercício dos mandatos do quadriênio de 2025/2029 - diz o texto.

Os interessados em concorrer ao cargo têm até a próxima terça-feira (20) para inscrever sua chapa no pleito. Vale lembrar que o estatuto da entidade consta que é necessário ter apoio de pelo menos quatro federações e de quatro clubes das duas primeiras divisões.

O período de mandato do quadriênio é de 2025 até 2029. Além do presidente, a eleição também decidirá oito vice-presidentes, três membros efetivos do Conselho Fiscal e três suplentes do Fiscal.

Ao todo, a Assembleia Geral da CBF terá participação dos presidentes das 27 federações, que terão voto com peso 3. Além dos 20 clubes da Série A, que carregam peso 2 na votação, e também clubes da Série B, que têm peso 1.