Programa Ver Melhor Alagoas transforma a vida de paciente ao remover 'carne crescida' dos olhos

Aos 64 anos, José Ferreira da Silva já não conseguia realizar tarefas simples do dia a dia, sem incômodo. Ler, assistir televisão ou até caminhar sob o sol forte causava desconforto.
Ele convivia com um pterígio, popularmente conhecido como “carne crescida”, que avançava sobre a córnea e prejudicava sua visão. Foi através do Programa Ver Melhor Alagoas, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para assegurar assistência oftalmológica aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que ele conseguiu finalmente enxergar com clareza.
O pterígio é uma lesão benigna, em forma de membrana carnosa, que cresce sobre a parte branca do olho em direção à córnea. Embora não seja um tumor, pode causar vermelhidão, ardência, sensação de corpo estranho e, em casos mais avançados, comprometer a visão.
A doença está associada, principalmente, à exposição prolongada ao sol e ao vento, sendo mais comum em pessoas que vivem ou trabalham em áreas externas.
A solução veio com a exérese do pterígio, procedimento ambulatorial realizado pela equipe de oftalmologia do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, unidade vinculada à Sesau.
A cirurgia é rápida, feita com anestesia local, e o paciente retorna para casa no mesmo dia. “É uma técnica segura e eficaz, que traz alívio imediato e previne a progressão da lesão. Hoje realizamos a cirurgia com autotransplante conjuntival”, explicou a cirurgiã oftalmologista Sandra Valéria, responsável pelo procedimento.
Para José, o atendimento foi além do esperado. “Minha cirurgia foi um sucesso. Eu fui tratado com muito carinho desde a primeira consulta. A doutora foi muito atenciosa e me explicou tudo com paciência. Hoje, depois da cirurgia, minha vista tá limpa, não arde mais e eu tô enxergando bem melhor. Só tenho a agradecer por esse serviço. Mudou minha vida", relatou o paciente emocionado.
O Programa
O Programa Ver Melhor Alagoas é uma das iniciativas do Governo do Estado para ampliar o acesso a procedimentos oftalmológicos especializados, como consultas, exames e cirurgias, para a população que depende exclusivamente do SUS.
%20(2).jpg)
Através dele, centenas de alagoanos têm recuperado a saúde ocular e a dignidade de enxergar bem. O Hospital Metropolitano de Alagoas recebe os pacientes através do Ambulatório Estadual de Oftalmologia, que funciona na unidade hospitalar, onde são realizadas as consultas, exames e cirurgias.
Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o Ver Melhor Alagoas garante assistência ágil e eficiente aos alagoanos com problemas oculares.
"Trabalhamos diuturnamente para garantir que a população tenha acesso a serviços de qualidade e, para isso, investimos em equipamentos de última geração e uma equipe qualificada e comprometida para o êxito do programa", enfatizou o gestor da Sesau.
Últimas Notícias

Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves

Alagoanos querem publicidade do Governo em sites que combatem a desinformação

Alagoanos querem publicidade do Governo em sites que combatem a desinformação

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
