Grátis: Escola Mulheres+ no Cinema oferecerá atividades formativas no setor audiovisual ao longo de 2025 em Maceió
Primeira oficina já acontece este mês, de 28 até 30 de maio, no Carambola Lab, com a roteirista Renata Mizrahi (RJ)

Maceió (AL), 13 de maio de 2025 - Após o sucesso das atividades formativas da 1a Mostra Mulheres+ no Cinema, a produtora audiovisual Piracema Studio anuncia a primeira edição do projeto Escola Mulheres+ no Cinema. Trata-se de uma programação gratuita, que acontecerá em diferentes meses deste ano, com o objetivo de promover experiências de aprendizagem na área audiovisual para mulheres cis e trans, homens trans, travestis e pessoas não binárias.
A primeira oficina já está confirmada: “Do teatro para o cinema: transformando peças em roteiros audiovisuais”, com a roteirista e dramaturga Renata Mizrahi (RJ), que vai acontecer entre os dias 28 e 30 de maio, de 15:00 até 18:00, no Carambola Lab (Rua Sá e Albuquerque, 378, Jaraguá - Maceió).
As inscrições estão abertas até o dia 16 de maio - acesse aqui o link do formulário. A prioridade destas vagas vai para pessoas não binárias, mulheres cis e trans, travestis e homens trans. Homens cis podem se inscrever também, mas vale lembrar que apenas 20% das inscrições serão destinadas para ampla concorrência.
Já a segunda edição da Mostra Mulheres+ no Cinema, uma coprodução com o Festival Carambola, acontecerá entre os dias 01 e 06 de julho, tanto no Carambola Lab, quanto no Theatro Homerinho, ambos espaços localizados no coração do bairro histórico do Jaraguá, na Rua Sá e Albuquerque. A programação completa da Mostra será divulgada nas próximas semanas.
Sobre a oficina
O diálogo entre o teatro e o cinema é antigo — desde as tragédias gregas até Shakespeare, muitas peças ganharam adaptações para as telas. Mas quais as semelhanças e as diferenças de uma obra teatral para um roteiro cinematográfico? O que muda, o que fica? O que é potente e interessante? Quais as peças que deram bons filmes e por quê?
A proposta de Renata Mizrahi neste atividade parte da análise de quatro peças contemporâneas que tiveram sua versão para roteiro longa-metragem audiovisual: “Deus da Carnificina” (de Yasmina Reza), “Incêndios” (de Wajdi Mouawad), “Beijo no Asfalto” (de Nelson Rodrigues) e “Os Sapos”, escrita pela própria Renata Mizrahi e filmada em 2021. Além do estudo de casos, haverá a prática de escrita para as duas narrativas, desenvolvendo cenas curtas pautadas na estrutura clássica (início, meio e fim).
Para encerrar a oficina, a Escola Mulheres+ no Cinema exibirá gratuitamente o longa-metragem “Os Sapos”, dirigido por Clara Linhart (2024), no dia 30 de maio, às 19h, no Theatro Homerinho (Rua Sá e Albuquerque, 450), seguida de bate-papo com Renata Mizrahi, que foi finalista do Prêmio ABRA de Melhor Roteiro Adaptado em 2025 com este trabalho. A mediação fica por conta da jornalista Cíntia Ribeiro, doutoranda e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas, que realiza pesquisas interseccionais, problematizando o modo como o racismo e a cisheteronormatividade sustentam o aparato contemporâneo da desinformação no Brasil.
A retirada de ingressos para o público em geral será feita a partir das 18:00, na bilheteria do Homerinho.
Sobre a Escola Mulheres+ no Cinema
De acordo com Luiza Leal, diretora de programação e idealizadora da Mostra e Escola Mulheres+ no Cinema, a ideia de estender a programação formativa ao longo do ano veio do engajamento notável gerado nas atividades da primeira Mostra Mulheres+ no Cinema (2023).
“Foi tão bacana que a gente decidiu criar ainda mais oportunidades de troca e capacitação de profissionais para atuarem nas produções locais e nacionais. A cada trabalhadora que formamos, chegamos mais perto do nosso objetivo de alcançar a igualdade de gênero na indústria do audiovisual”, ela comenta.
Para acompanhar todas as novidades da Escola e da Mostra Mulheres+ no Cinema, acesse @mulheresmaisnocinema no Instagram.
A Escola Mulheres+ no Cinema é uma realização da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.
Últimas Notícias

Programa Ver Melhor Alagoas transforma a vida de paciente ao remover 'carne crescida' dos olhos

Casal é flagrado fazendo sexo em praia de Maceió

Saiba o que influenciador alagoano Rico Melquiades não respondeu na CPI das Bets

Renovação de Neymar com o Santos está próxima

Mulher de 24 anos morre em academia após mal-estar na musculação
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
