Campanha Registre-se! garante dignidade no Vergel do Lago

A estudante do curso de Auxiliar em Saúde Bucal, Aise Patrícia Ramos Tavares, chegou à Escola Municipal Senador Rui Palmeira, por volta das 7h30 desta segunda-feira (12), e conseguiu todas as senhas de atendimento. Ela atualizou o registro civil, o título de eleitor, a carteira nacional de identidade, o CPF, e ainda se beneficiou dos serviços ofertados pela campanha Registre-se!, como testes rápidos e outros atendimentos de saúde.
“Essa campanha é maravilhosa e vai ajudar muita gente, porque muitos aqui têm uma certa dificuldade para tirar a documentação; e aqui a gente está conseguindo fazer tudo, de imediato. A gente vem, pega as fichas, aguarda e faz tudo no mesmo dia, no mesmo local. É uma praticidade enorme. Até a declaração para apresentar ao curso eu consegui aqui hoje”, disse.
Aise contou, ainda, que a dinamicidade da campanha a fez economizar tempo e dinheiro, uma vez que precisaria agendar atendimentos e ainda custearia os serviços. “Acho que eu demoraria muito para fazer todos os documentos, porque cada procedimento é uma etapa diferente; e muitos deles têm o agendamento. Então quando a gente faz agendamento, demora. Para mim, aqui, foi maravilhoso, porque eu consegui fazer tudo de uma vez só”, concluiu.
Com a intenção de dar maior durabilidade à certidão de nascimento do filho, a vendedora Josefa Tatiana Mendonça plastificou o documento de Miguel Vieira Gomes e nem imaginava que, no futuro, teria problemas para identificá-lo em algum órgão público. Ao apresentar o registro no Instituto de Identificação, não foi possível emitir a Carteira de Identidade Nacional, porque um número estava ilegível.
Acompanhado da mãe Josefa Tatiana Mendonça, Miguel Vieira Gomes conseguiu um novo registro. Foto: Niel Rodrigues
"Eu vi na televisão que ia ter registro civil de graça aqui e já fui buscar meu filho na escola para tirar os documentos. O atendimento foi rápido e já estamos indo para casa com o registro civil em mãos. Agora vou tentar atualizar a carteira de identidade dele”, disse.
A marisqueira Vitória Fonseca, que reside no Vergel do Lago, chegou logo cedo com o filho recém-nascido, Levy Miguel. Ela também ficou sem a certidão de nascimento após o documento ser danificado por água. “O atendimento foi ótimo e consegui resolver tudo o que precisava. Agora só estou aguardando o RG que fiz há pouco”, disse.
Vitória Fonseca emitiu um novo registro, durante a campanha Registre-se!, no Vergel do Lago. Foto: Niel Rodrigues
Girau do Ponciano e Feira GrandeNo dia 14 de maio, serão entregues registros civis, RG e CPF aos reeducandos do Presídio do Agreste. Já nos dias 15 e 16 de maio, a campanha leva todos os serviços para Feira Grande, no Ginásio poliesportivo Jair Carvalho de Lira, na Rua Boa Vista, nº 385, onde a população será beneficiada, em especial os povos indígenas, que poderão emitir a Certidão de Exercício de Atividade Rural - Indígena (CEAR), documento fundamental para a aposentadoria rural e acesso a outros benefícios.
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a campanha Registre-se! ocorrerá em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ela será realizada pelas justiças estadual e federal com o objetivo de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica para todos os brasileiros. A edição deste ano dará atenção especial aos indígenas, às pessoas em situação de rua, à população carcerária e aos refugiados.
Últimas Notícias

BC divulga que R$ 9,1 bilhões ainda estão disponíveis para saque

PF suspeita que 3 mil contas do gov.br foram alvo de grupo que fraudava a biometria

Justiça pode bloquear contas da Prefeitura de Maribondo por dívidas de precatórios não pagas pela gestão anterior

Homem com tornozeleira eletrônica é executado com tiro na cabeça em Taquarana

Estado inicia programa em Arapiraca e fortalece parceria com municípios para melhorar acesso à saúde
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
