Estado inicia programa em Arapiraca e fortalece parceria com municípios para melhorar acesso à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou em Arapiraca a primeira visita técnica do Programa Regula Mais Municípios. A ação, ocorrida nesta terça-feira (13), busca fortalecer a relação entre o Complexo Regulador Estadual e os 102 municípios alagoanos. A iniciativa foi idealizada pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e marca uma nova fase na gestão integrada da saúde pública no Estado.
A visita contou com a presença do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, e da equipe da Superintendência de Regulação da Sesau, que foi recepcionada pela secretária de Saúde de Arapiraca, Rafaela Albuquerque, e por técnicos da pasta. Na oportunidade, eles discutiram ações para qualificar, ainda mais, o processo de regulação ambulatorial e de leitos hospitalares.
Durante a visita, a superintendente de Estratégias Hospitalares da Sesau, Sayonara Gomes, destacou que a escolha de Arapiraca para o início do programa foi pensada de forma estratégica.
“A cidade possui uma estrutura reguladora bem desenvolvida, que pode servir de modelo para outras regiões. O Regula Mais Municípios nasce com a proposta de ouvir, integrar e orientar os municípios, tornando o sistema de saúde mais eficiente e centrado no cidadão”, afirmou Sayonara.
Ela também ressaltou que o papel da Sesau é promover um ambiente colaborativo entre o Estado e municípios, buscando soluções conjuntas para os desafios diários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Com essa aproximação, fortalecemos os processos regulatórios, garantindo mais equidade e eficiência na gestão. É assim que se constrói uma regulação mais justa e resolutiva para todos os alagoanos”, completou.
A comitiva da Sesau começou o dia acompanhando as apresentações sobre os avanços do serviço em Arapiraca. À tarde, visitou a Central de Regulação de Leitos, localizada no Complexo Multiprofissional de Saúde. A equipe técnica estadual conheceu de perto o Programa Regular, ferramenta implantada pela gestão de Arapiraca para organizar os atendimentos da 7ª Região de Saúde, que engloba 17 municípios, incluindo Arapiraca. A iniciativa chamou atenção pela estrutura e capacidade de articulação regional.
Para a coordenadora da Rede de Urgência de Arapiraca, Pollyana Almeida, o encontro simboliza uma troca essencial entre as secretarias. “É um momento valioso para mostrar o que estamos fazendo com garra, técnica e compromisso. O Regular é uma ferramenta de gestão que garante ao paciente acesso qualificado, no tempo certo e no local adequado”, pontuou.
A regulação ambulatorial também entrou em pauta durante a visita. A coordenadora do setor, Sônia Mércia, explicou que o município vem adotando estratégias regulatórias específicas para contornar dificuldades.
“Nós estamos organizando exames e consultas especializadas. Com o olhar clínico do médico regulador, conseguimos classificar prioridades e, com isso, diminuir filas para exames como ressonância e ecocardiograma. Antes, tínhamos sérios problemas, porque a demanda é muito maior que a oferta. A regulação nos mostrou que é possível usar melhor os recursos, direcionando para quem realmente precisa”, afirmou a enfermeira.
A superintendente estadual de Regulação da Sesau, Renata Suruagy, reforçou que o Regula Mais Municípios tem como essência a escuta ativa. “É ouvindo as equipes locais que vamos identificar barreiras e encontrar caminhos mais ágeis”, explicou.
Para o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, o Regula Mais Municípios representa uma virada de chave na relação entre o Estado e os municípios.
“Estamos diante de um esforço estratégico para melhorar, de forma estruturada, a regulação do acesso aos serviços de saúde em Alagoas. Ao conhecer a realidade local in loco, conseguimos propor soluções mais assertivas e fortalecer a articulação entre as esferas estadual e municipal. Isso significa mais agilidade, menos barreiras e mais cuidado contínuo para a população, que é o centro de tudo o que fazemos”, afirmou Montteiro.
Últimas Notícias

Justiça determina soltura de advogado e influenciador João Neto

Para Lula, Mujica mostrou "que luta política e doçura podem andar juntas"

Cármen Lúcia pede que eleitor regularize título até 19 de maio

Criança é encontrada morta pela irmã em cama após dormir com febre, diz PM

Em meio a crise interna, disputa pelo comando do PT em Alagoas terá três candidatos
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
