Mujica está em 'fase terminal' e recebe cuidados paliativos, diz esposa

Por Redação com UOL 12/05/2025 20h08
Por Redação com UOL 12/05/2025 20h08
Mujica está em 'fase terminal' e recebe cuidados paliativos, diz esposa
Mujica - Foto: Reprodução

O ex-presidente uruguaio José Mujica, 89, está na fase "terminal" de um câncer de esôfago, disse sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolanski, a um veículo de comunicação do Uruguai. Em janeiro, Pepe revelou que o câncer havia se espalhado por todo o seu corpo e que ele não faria mais tratamento.

O que aconteceu

Cuidados paliativos para aliviar a dor. Em entrevista à rádio local Sarandí, Lucía Topolanski explicou que eles fazem todo o possível para garantir que ele viva a parte final de sua vida "da melhor maneira possível".

Mujica não participou nas eleições regionais de domingo por recomendação médica. A companheira de Pepe detalhou que a ausência do ex-presidente nas eleições regionais de domingo, nas quais a esquerda manteve o poder na capital do país, Montevidéu, se deu por recomendação médica, já que o deslocamento era longo.

Presidente uruguaio, Yamandú Orsi, pediu que a privacidade do ex-guerrilheiro fosse respeitada. "Devemos todos contribuir para garantir que a dignidade seja a chave em todas as fases de nossas vidas. Não devemos enlouquecê-lo, devemos deixá-lo em paz", afirmou ele ontem.

"Estou condenado", disse Mujica, em janeiro deste ano. Ao jornal Búsqueda, o ex-presidente disse que "quando chegar a hora de morrer, eu morro".

Doença se espalhou para fígado. Pepe explicou que o câncer descoberto no esôfago se espalhou e pediu aos médicos que não "o façam sofrer em vão". Por isso, não iria mais seguir o tratamento.

O câncer no esôfago está colonizando o fígado. Não tem nada que eu faça que consiga parar. Por quê? Porque sou um idoso e porque tenho duas doenças crônicas. Meu corpo não aguenta.Pepe Mujica, ao jornal uruguaio Búsqueda

O ex-presidente também disse que não dará mais entrevistas e pediu que fosse deixado em paz. "Eu estou morrendo. O guerreiro tem direito ao seu descanso", afirmou.