Colégio da Polícia Militar vence etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas

Por Assessoria 08/05/2025 16h04
Por Assessoria 08/05/2025 16h04
Colégio da Polícia Militar vence etapa estadual do Concurso Internacional de Cartas
Alunos do Colégio Militar - Foto: Assessoria

Disciplina e conhecimento estão entre os pilares do ensino desenvolvido no Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM). As conquistas são constantes. A mais recente vem da unidade Interior (CPMI), sediada em Arapiraca. Os dois primeiros colocados na etapa estadual do 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas são estudantes do CPMI.



Giovanni dos Santos Silva, aluno do 1º ano do Ensino Médio, conquistou o 1º lugar. A 2ª colocação também foi para Arapiraca, como resultado do que foi escrito por Felipe André de Oliveira Santos.



Nesta edição, os participantes escreveram sobre um tema que lhes permitiu expressar sua consciência ambiental e deixar uma mensagem de sustentabilidade: “Imagine que você é o oceano. Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe por que ele deveria cuidar de você e como deveria fazê-lo”.



O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, com o objetivo de fomentar a escrita e a alfabetização por meio da arte epistolar. Incentiva a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais. No Brasil, o concurso é realizado pelos Correios e seleciona anualmente as melhores redações.







O certame é desenvolvido em três fases (escolar, estadual e nacional), onde são selecionadas as três melhores redações. Destas, a primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional, que é de responsabilidade da UPU. Este ano, os Correios receberam 3.881 cartas, de 1.918 escolas participantes. Em Alagoas, foram 53 e 28, respectivamente. O 3º lugar estadual foi conquistado por Rafael Dué Vieira Fagundes, do Colégio Santa Amélia – Unidade Gruta, em Maceió. Além de premiação em dinheiro, o autor da melhor redação estadual receberá um troféu pela conquista.



“O Concurso Internacional de Redação de Cartas dos Correios foi, com certeza, um marco em minha vida. Tive a oportunidade de alcançar o pódio estadual três vezes consecutivas, duas vezes no topo e uma vez na segunda colocação. A cada carta escrita, a cada ideia transformada em palavras, tive a chance de amadurecer minha visão de mundo, pude evoluir como escritor e sobretudo como pessoa. Encerro minha jornada neste concurso com muita gratidão, afinal, a verdadeira vitória é crescer — e isso, eu levo comigo para sempre”, destacou o aluno Felipe André.





Uma das principais entusiastas do engajamento dos alunos no CPMI é a professora de Língua Portuguesa, Gorete da Mata. “O concurso de cartas dos Correios é uma excelente oportunidade de amadurecer a produção escrita tanto do ponto de vista da argumentação quanto da linguagem criativa. Nossos alunos têm alcançado resultados excepcionais ao longo dos anos e isso nos enche de orgulho e confiança na educação”, destaca a educadora, lembrando que esta é a terceira vez em que o Colégio da Polícia Militar de Arapiraca conquista o primeiro lugar.