STF nega pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da CBF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quarta-feira o pedido de afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. Ele não reconheceu as petições apresentadas pela deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ) e pelo vice-presidente da CBF Fernando Sarney, "em razão da falta de legitimidade dos requerentes para atuar em ação de controle concentrado".
Ainda na decisão, o ministro do STF e relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) considera "incabível o pedido de afastamento do presidente da CBF no presente feito", pois o caso "se restringe ao exame... da constitucionalidade de dispostivos da Lei Geral do Esporte e da Lei Pelé", ressaltou Gilmar Mendes. Ele também rechaçou "se falar em reconsideração da decisão cautelar", o que foi pedido tanto pela deputada quanto pelo vice-presidente da CBF.
- Não há que se falar em reconsideração da decisão cautelar, uma vez que ela já esgotou os efeitos e não mais vigora, dada a insubsistência dos requisitos fáticos e jurídicos que outrora legitimaram o seu provimento - diz a decisão.
- Não havia, à época, quaisquer elementos nos autos que levassem à compreensão ou sequer suspeitas de ocorrência de simulação, fraude ou incapacidade civil dos envolvidos - afirmou o ministro do STF.
No entanto, o ministro do STF determinou ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro "a apuração imediata e urgente... dos fatos narrados nas petições" - que tratam de suposta falsa assinatura em acordo homologado pelo STF, que extinguiu o mérito e garantiu a permanência de Ednaldo Rodrigues no poder na CBF.
Também na decisão publicada na noite desta quarta-feira, o ministro do STF ponderou, no entanto, que manifestações posteriormente enviadas ao STF noticiam graves suspeitas de vícios de consentimento, capazes de comprometer o acordo homologado em 21 de fevereiro. Por isso, determinou que as alegações deverão ser analisadas no âmbito da Ação Civil Pública (ACP) que originou o acordo, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Últimas Notícias

ASA vence o Sergipe fora de casa e mantém liderança na Série D

'Não tenho contato, mas nenhum ressentimento', afirma Temer sobre Lula e Dilma

Comentarista da ESPN viraliza ao prever nome do novo papa dez dias antes do anúncio

Dólar fecha a R$ 5,65 com negociações entre China e EUA no radar; Ibovespa acumula alta

Grave acidente deixa duas pessoas feridas após colisão com árvore no litoral Sul de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
