Mostra Mulheres+ no Cinema anuncia a 2ª edição em Maceió (AL): Rosa Mossoró e Adélia Sampaio são as homenageadas da vez

O Festival Carambola e a Piracema Studio, produtoras culturais alagoanas, anunciam a 2ª edição da Mostra Mulheres+ no Cinema, evento da sétima arte que acontecerá em Maceió (AL) entre os dias 1º e 06 de julho. Em 2025 a programação gratuita propõe mostras competitivas, atividades culturais e educativas com exibições de filmes, oficinas formativas e intervenções artísticas.
Fomentando o cinema feito por mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans), o evento propõe o debate sobre a diversidade e disparidade de gênero em produções audiovisuais alagoanas e brasileiras. Ainda mais potente, a 2ª edição da Mostra tem por objetivo reverberar e fortalecer histórias que rompem a normatividade e celebram novas formas de existir, amar e criar.
A 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema é uma realização do Festival Carambola e da Piracema Studio, com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Maceió, e pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.
Conceito da 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema
A Mostra Mulheres+ no Cinema é tela de projeção para o cinema alagoano protagonizado e produzido por mulheres e pessoas LGBTQAPN+ e, em 2025, segue celebrando o trabalho de mulheres+ no audiovisual com o tema “Desapropriando corpos dissidentes: a potência do cinema para além da narrativa heterossexual”.
As realizadoras convidam o público a experimentar em coletivo a pluralidade de narrativas, estéticas e linguagens que resistem ao silenciamento. Nesta edição o projeto homenageia Adélia Sampaio e Rosa Mossoró, duas mulheres negras que marcaram a luta pelos direitos LGBTQIAPN+ e que ousaram a existir, criar e resistir subvertendo padrões heteronormativos.
Adélia Sampaio (MG) foi a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem comercial no Brasil, o emblemático “Amor Maldito” (1984), obra que abordou de forma pioneira na América Latina a homossexualidade feminina.
Corajosa, Adélia, trouxe para o protagonismo de seu filme a relação amorosa entre duas mulheres em plena ditadura militar no Brasil. Sua trajetória desafia o apagamento histórico e inspira gerações de realizadoras negras e dissidentes.
Rosa Mossoró (AL) é uma figura emblemática da cena cultural e noturna de Maceió, conhecida por sua atuação como artista, empresária e anfitriã de espaços que acolhem a diversidade desde a década de 1970.
À frente do lendário Espaço Cultural La Rosa Mossoró, que a consagrou como a rainha da noite alternativa de Maceió, ela criou um ambiente onde música, poesia, artes visuais e encontros se entrelaçam, oferecendo um refúgio para a comunidade LGBTQIAPN+ e artistas locais.
Inscrições abertas para as mostras competitivas
A 2ª edição da Mostra Mulheres+ no Cinema está com chamada aberta até o dia 09 de maio para filmes que ampliam vozes dissidentes nas telas - as inscrições podem ser realizadas através do formulário oficial do evento.
As mostras competitivas são destinadas a curtas-metragens de até 30 minutos, finalizados entre agosto de 2023 e julho de 2025, dirigidos por mulheres cis, mulheres trans, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans - confira todas as orientações no regulamento.
As produções podem ser enviadas por cineastas de todo território nacional, que serão divididas nas categorias “Mostra+ Alagoas”, “Mostra+ Brasil” e “Mostra+ Videoclipes”.
A seleção dos filmes para as mostras competitivas será realizada por uma comissão de curadoria composta por pessoas reconhecidas no setor audiovisual e áreas afins, nomeada pela produção da 2ª Mostra Mulheres+ no Cinema, cuja decisão será soberana.
Acompanhe a divulgação das próximas fases e demais etapas da programação no perfil oficial: Mostra Mulheres+ no Cinema (@mulheresmaisnocinema) | Instagram.
Últimas Notícias

Jovem é flagrado empinando moto e acaba detido na AL-220, em Limoeiro de Anadia

Homem é morto a tiros dentro de residência em São Miguel dos Campos

Corpo de ativista trans assassinada na Lapa será enterrado em Belém

Dino e Mendonça têm discussão acalorada durante sessão do STF

STJD abre inquérito para investigar Bruno Henrique, do Flamengo
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca
