Cultura é valorizada com a participação popular em Arapiraca

Por Redação, com Assessoria 06/05/2025 10h10
Por Redação, com Assessoria 06/05/2025 10h10
Cultura é valorizada com a participação popular em Arapiraca
Cultura é valorizada com a participação popular em Arapiraca - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A multidão que compareceu, na manhã desta segunda-feira (5), na tenda cultural da Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, dançou ao som de muito forró com alegria e descontração.

A praça recebeu mais de duas mil pessoas para acompanhar a retomada do projeto Cultura na Praça, que neste ano celebra 15 anos de existência.

O evento marcou também a abertura oficial do Circuito Junino do município, com uma programação repleta de atrações culturais e serviços à população.

A Tenda Cultural Afrísio Acácio, montada em homenagem ao idealizador do projeto, foi o epicentro da festa. Desde cedo, o público tomou conta da praça para acompanhar de perto apresentações de artistas consagrados e nomes da terra que ajudaram a construir a trajetória do projeto.

O momento mais aguardado pelo público foi a apresentação da dupla cearense Sirano e Sirino, lendas do forró e baião, que embalaram o público com sucessos como “Não sou vaqueiro”, “Valeu o boi” e “Em mulher não se bate nem com uma flor”.

A dupla ficou encantada com a energia do público e a valorização da cultura nordestina. “É motivo de muita alegria pra gente estar aqui, já vimos um bocado de sanfoneiro, zabumbeiro, a autêntica cultura nordestina e a gente que faz parte e vem lutando pela nossa cultura nordestina, para a gente é um motivo de alegria e de orgulho, estou muito feliz”, declarou Sirano.

Artistas locais também brilharam no palco: Maxsuel do Acordeon, Victor Jordão, Altamiro Acácio, Forró do Xera, Severo da Mata Limpa, Trio Forró Fiando, Bastinho do Acordeon, Trio Beija Flô e Galã do Forró garantiram que a festa tivesse a cara do povo arapiraquense. Uma das surpresas da manhã foi a jovem cordelista Ana Clécia dos Santos Lima, de 23 anos, bisneta do saudoso Zé do Rojão, que encantou com seus versos e fortaleceu as raízes do cordel na nova geração.

Transmitido ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Arapiraca, o evento foi resultado de um esforço conjunto entre diversas secretarias municipais.

Além da valorização cultural, a ação ofereceu serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, mobilidade e cidadania. “Estamos todos empenhados em realizar essa retomada do projeto, que marca também a abertura do circuito junino em Arapiraca”, afirmou a secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Mônica Nunes.

O prefeito Luciano Barbosa e o secretário de Gestão Yale Fernandes também apoiaram fortemente a realização do evento, destacando seu papel como referência na valorização da cultura nordestina. Desde sua criação, em 2011, o projeto busca dar visibilidade aos artistas populares que se apresentavam na Feira Livre da cidade.

“Pra mim é uma satisfação muito grande apoiar mais uma jornada de Cultura na Praça, que começou comigo quando era prefeito há 15 anos atrás e com a conversa que eu tive com o grande amigo Afrísio Acácio. Na época eu lancei um desafio pra ele, pra que a gente pudesse fazer nos dias de segunda-feira e pudesse usar essa tenda cultural para as atividades relativas aos feirantes que vêm pra cá e essas atividades englobavam também o forró, que pudesse ser tocado na praça como a gente via”, relembrou Luciano Barbosa.

Em 2023, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Imaterial de Arapiraca, por meio da Lei 96/2023.

Mesmo após o falecimento de seu idealizador, Mestre Afrísio Acácio, em 2021, o Cultura na Praça segue firme graças ao empenho de sua família e da gestão municipal. Com parcerias importantes como a Uneal e o Grupo Coringa, o projeto se consolida como um dos mais importantes do calendário cultural do Agreste alagoano.

A retomada do projeto Cultura na Praça também contou com a presença de secretários, secretárias municipais e dos vereadores Maciel Oliveira, Wellington Magalhães, Edvânio do Cangandu, Valsandy Veras, Jackeline Barbosa e o advogado Lucas Barbosa