O fim de uma era: Skype é desativado pela Microsoft após 21 anos

Por Redação, com Tecnoblog 06/05/2025 09h09 - Atualizado em 06/05/2025 09h09
Por Redação, com Tecnoblog 06/05/2025 09h09 Atualizado em 06/05/2025 09h09
O fim de uma era: Skype é desativado pela Microsoft após 21 anos
Skype chega ao fim - Foto: Deposit Photos/Mojahib Motakin

Não aprendi a dizer adeus, como versa a música, mas hoje é dia de se despedir do Skype. O programa inicialmente de VOIP que se transformou num app de videoconferência pela Microsoft foi desativado ao longo desta segunda-feira (5), depois de 21 anos de serviços prestados.

Hoje, temos o WhatsApp, FaceTime, Zoom, Webex e tantas outras opções de ferramentas para falar cara a cara com os nossos colegas de trabalho, amigos e familiares. Nem sempre foi assim, e nessas horas bate a nostalgia ao pensar que um programa tão importante está saindo de cena.

A Microsoft optou por priorizar o Microsoft Teams, um software mais bem integrado aos programas do Office e à solução por assinatura Microsoft 365. Os contatos do Skype já estão no Teams há algumas semanas, o que facilita a migração.

Imagem com fundo branco exibe o título em letras grandes e azuis: "Adeus Skype, olá Teams". Abaixo, em texto preto, lê-se: "O Skype será desativado em maio de 2025. Nos próximos dias, você poderá entrar no Microsoft Teams com suas credenciais do Skype, e seus chats e contatos estarão prontos para você."

O histórico de mensagens também foi migrado para o Teams. Ao entrar no outrora site oficial do Skype, o usuário encontra somente um aviso de despedida. O fim de uma era.

Mesmo assim, os consumidores terão de se acostumar com uma interface bastante distinta, considerada confusa em alguns momentos. O Teams tem cara de programa para empresas, enquanto o Skype sempre manteve uma postura mais amigável, descolada, que nem sempre combina com os softwares corporativos.

De acordo com a Microsoft, os usuários poderão utilizar os créditos existentes para chamadas de voz no Skype. Não poderão, porém, manter os números de telefone associados ao Skype. A data de hoje também marca o fim da ferramenta para exportação de dados, projetada para os clientes que queiram levar suas informações a outros serviços.