VÍDEO: Beyoncé usa mais um funk brasileiro em show da 'Cowboy Carter Tour'

Por Redação, com g1 29/04/2025 11h11
Por Redação, com g1 29/04/2025 11h11
VÍDEO: Beyoncé usa mais um funk brasileiro em show da 'Cowboy Carter Tour'
Música brasileira no show da artista - Foto: Reprodução/Beyoncé Access BR

Beyoncé fez mais um aceno ao Brasil ao estrear a "Cowboy Carter Tour" em Los Angeles nesta segunda (28). Durante a performance de "Spaghetii", faixa que já tinha um sample de funk, ela incluiu o som de outra música brasileira.

"Essa tá quente, com a parada mais pra frente. Sai da frente, segura mas tá quente", diz a música.

O DJ paulistano Mimo Prod publicou que a faixa utilizada é "Essa tá quente", de sua autoria.

"Spaghetii" faz parte do disco "Cowboy Carter", lançado em março de 2024. A faixa inclui um sample da música "Aquecimento das Danadas", do DJ Mandrake. O DJ carioca fez parte da famosa produtora Furacão 2000.

A música foi criada em um dia que Mandrake fez vários "aquecimentos" -- músicas geralmente tocadas para esquentar um baile funk, no início da festa. Para chegar ao "Aquecimento das Danadas", ele usou uma sonoridade clássica do funk carioca na primeira década dos anos 2000, dando a ela cadência e adicionando os chamados cacos, elementos que mudam e enriquecem uma batida.

"Não era uma música pra tocar no auge do baile, mas o pessoal foi inventando passinhos, ela foi ficando grande e criando corpo", diz Mandrake.

Coautor da música, o DJ Xaropinho foi responsável por acelerar o som e popularizar a música em festas da Rocinha e do Morro da Mineira, no Rio.

Sem pedido prévio, mas com créditos

Recurso comum na música, o sample (ou amostra) é um trecho sonoro selecionado de uma faixa e "colado" em uma nova gravação. Ele pode aparecer de forma direta ou remixada, como no álbum de Beyoncé.

A batida de "Aquecimento das Danadas" é incluída em "Spaghetti", faixa dançante em que a artista mescla a referência de funk brasileiro com o flow do rap.

A relação de Beyoncé com o ritmo não é nova. Em 2013, ao se apresentar no Rock in Rio, ela fez uma performance dançando o "Passinho do Volante", música viral lançada pelo MC Federado & Os Leleks um ano antes.

Segundo Mandrake, não houve pedido de autorização para que o trecho de sua música aparecesse em "Cowboy Carter". Ele acordou com a notícia de que o "Aquecimento das Danadas" havia sido sampleado pela cantora, porque o disco vazou na internet antes do lançamento oficial.

"Quando eu liguei o telefone, foi uma loucura. A Beyoncé é uma fada: ela mudou meu telefone. Foi uma mágica."

O nome dele apareceu entre os autores de "Spaghettii" quando a lista completa de créditos de "Cowboy Carter" foi liberada, em abril de 2024.