Condenado por crimes fiscais, cardeal desiste de votar no Conclave, diz jornal italiano

Por Redação com Terra 28/04/2025 20h08
Por Redação com Terra 28/04/2025 20h08
Condenado por crimes fiscais, cardeal desiste de votar no Conclave, diz jornal italiano
Angelo Becciu e o papa Francisco durante cerimônia religiosa - Foto: Franco Origlia / Getty Images

O cardeal Angelo Becciu não deve participar do Conclave por escolha própria, revelou o jornal italiano La Repubblica.

Segundo a reportagem, na manhã desta segunda-feira, 28, após uma série de encontros com pessoas próximas a ele e outros cardeais, Becciu teria desistido de participar da votação, optando por não entrar na Capela Sistina.

Em 2020, o cardeal italiano foi retirado do cargo que ocupava na Congregação para as Causas dos Santos, e Francisco o destituiu dos “direitos ligados ao Cardinalato”.

Após um julgamento em primeira instância, ele foi condenado a cinco anos e meio de detenção por crimes fiscais, a qual ele tem apelado desde então.

O La Reppublica conversou com amigos próximos que garantiram que não houve nenhuma assunção de responsabilidade por trás de sua decisão, apenas a intenção de não causar mais danos à imagem da Igreja.

Devido à destituição dos direitos como Cardeal, acreditava-se que ele não poderia votar no sucessor de Francisco, no entanto, Becciu dizia estar convicto de que poderia e que iria fazer parte da escolha do novo pontífice.

Segundo a agência Associated Press, o Cardeal alcançou proeminência e poder sob o papado de Bento XVI e é muito ligado à velha guarda conservadora do Vaticano.