Governo Federal lança segunda edição do Enem dos Concursos

Por Redação com Metrópoles 28/04/2025 15h03
Por Redação com Metrópoles 28/04/2025 15h03
Governo Federal lança segunda edição do Enem dos Concursos
Concurso Nacional Unificado - Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta segunda-feira (28/4), mais detalhes sobre a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). As inscrições serão abertas em julho.

O governo federal ofertará 3.352 vagas, distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Do total, 2.180 vagas são imediatas, sendo 1.672 de nível superior e 508 nível intermediário. As outras 1.172 vagas serão destinadas para cadastro reserva (ou seja, provimento no curto prazo).

Uma das novidades da segunda edição do CNU será a aplicação das provas em duas fases, em duas datas distintas. A previsão do MGI é aplicar o certame em 228 cidades, no período da tarde.

Durante a entrevista coletiva, a ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou estar “muito feliz” em lançar a segunda edição do Concurso Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”. “A gente acha que poder contratar de forma periódica e ampla, para ter um serviço público com a cara do Brasil, é importante” disse ela.

Cronograma previsto CNU 2

Edital e inscrições: julho
Prova objetiva: 5 de outubro
Prova discursiva para os habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro
Divulgação dos resultados: fevereiro de 2026