Vídeo. Oficial da PM e médico alagoano relata experiência marcante ao participar da última Páscoa com o Papa e velório no Vaticano

Por Redação 23/04/2025 17h05 - Atualizado em 23/04/2025 19h07
Por Redação 23/04/2025 17h05 Atualizado em 23/04/2025 19h07
Vídeo. Oficial da PM e médico alagoano relata experiência marcante ao participar da última Páscoa com o Papa e velório no Vaticano
Velório do Papa - Foto: Cortesia ao Já é Notícia/ Lucas Herculano

O oficial da Polícia Militar de Alagoas e médico Thiago Herculano viveu uma experiência emocionante e inesperada durante suas férias com a família na Europa. Católico, ele esteve presente na Praça São Pedro, no Vaticano, durante a tradicional bênção de Páscoa concedida pelo Papa Francisco — um momento que, segundo ele, foi marcado por grande emoção e espiritualidade. No entanto, a alegria rapidamente deu lugar à tristeza.

“Foi uma experiência indescritível, com um misto de alegria e tristeza”, relata Thiago. “Recebemos a bênção da Páscoa e, no outro dia, veio a notícia do falecimento.” Ainda em Roma, ele e a família decidiram alterar os planos da viagem para acompanhar de perto a despedida de Francisco.

“Perdeu o clima de continuar com a programação original. Hoje chegamos cedo e conseguimos entrar na Praça e, depois, na Basílica, para a despedida. Conseguimos ver muito de perto, praticamente há uns dois metros de distância”, conta o oficial.

Além da forte carga emocional do momento, Thiago destaca o impacto pessoal da vivência. “Sou católico, mas estava meio afastado da Igreja. Isso me fez refletir também”, afirma.

A experiência se tornou um marco não apenas na viagem em família, mas também em sua jornada espiritual.

O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, na residência papal Domus Sanctae Marthae, na Cidade do Vaticano. A causa oficial de sua morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca irreversível, conforme atestado médico do Vaticano. Seu quadro clínico foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2.