Unidades do Hemoal funcionam em horário especial no feriadão da Páscoa e Tiradentes

As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão funcionar em horário especial no Feriadão da Páscoa e de Tiradentes, entre esta quinta (17) e a segunda-feira (21). Os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem ficar atentos aos dias e horários de funcionamento dos postos de coleta, na capital e no interior.
A unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, que está localizada próxima à Escola Alternativa, irá funcionar para coleta de sangue nesta quinta-feira (17) das 7h às 17h30; no sábado (19), das 7h às 13h e, na segunda-feira (21), das 7h às 17h30, fechando na sexta-feira (18).
%20(2).jpg)
Já as unidades Via Expressa e Trapiche, do Hemoal Maceió, estarão abertas para receber doadores na quinta-feira (21), das 7h às 17h, no sábado (19), das 7h às 17h e, na segunda-feira (21), das 7h às 17h, fechando também na sexta-feira (18).
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, salienta que a abertura dos postos de coleta em horários especiais no feriadão visa atender as pessoas que não dispõem de tempo para doar durante os dias úteis. "Pedimos que o voluntário esteja atento para seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para se candidatar à doação voluntária de sangue”, enfatiza.
Quem pode doar
E entre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para doar sangue estão ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação oficial e original com foto. Caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.
Quanto às pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, a doação de sangue é proibida permanentemente, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes. "Também existem as impossibilidades momentâneas, a exemplo do candidato que colocou piercing ou fez tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, que fica impedido pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento", informa.
O voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não pode ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento, bem como, evitar o consumo de alimentos gordurosos. No caso das mulheres, a doação é liberada, desde que não estejam grávidas ou amamentando.
Últimas Notícias

IPTU 2025: Sorteio contempla arapiraquenses com R$165 mil em prêmios

473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos do INSS

Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Nasce Zuri, filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves

Alagoanos querem publicidade do Governo em sites que combatem a desinformação
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa de 71 anos de Feira Grande

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
