Incêndio atinge centenário Mercado da Madalena, em Recife, e dois boxes pegam fogo

Um incêndio atingiu o Mercado da Madalena, na Zona Oeste do Recife, durante a madrugada deste sábado (12). De acordo com a prefeitura da capital pernambucana, dois boxes foram atingidos pelas chamas, mas ninguém ficou ferido.
🏫 O Mercado da Madalena completou 100 anos há dois meses. Inaugurado em 6 de fevereiro de 1925, é, desde então, um dos mais movimentados da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta de 1h e o fogo foi rapidamente controlado. A ocorrência foi finalizada por volta das 2h40. De acordo com a prefeitura, as causas do incêndio serão apuradas.
Imagens enviadas para o Canal Globo mostram o fogo alto ao redor de um objeto em chamas que se assemelha a um carro, dentro do mercado, logo antes do Corpo de Bombeiros chegar. A prefeitura e os bombeiros não comentaram a presença do carro dentro das instalações do mercado.
Em entrevista à TV Globo, a comerciante Juliana Bezerra, dona de uma loja de peixes ornamentais atingida pelo incêndio, disse que a perda foi total.
"Era 1h40, mais ou menos, quando me mandaram um vídeo avisando que o mercado estava pegando fogo. Quando eu olhei, eu disse: ‘é a minha loja’. Eu entrei. Perdi tudo, não tem nada. Acabou de chegar a mercadoria ontem e peixe. Uma tristeza!", lamentou a comerciante.
O engenheiro civil Peterson Stangl também foi conferir os estragos ainda pela madrugada. A família dele tem uma sapataria no mercado há mais de 80 anos. Apenas uma parte do box foi atingida.
"Eu cheguei aqui de madrugada e dei uma olhada no que que estava acontecendo. A gente viu que foi atingida a sapataria e também foi a loja de peixes ornamentais. Foi um susto do nada".
Em nota encaminhada à imprensa, a prefeitura do Recife disse que após o controle das chamas, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil vistoriou o local e constatou que o fogo atingiu duas operações. O prefeito em exercício, Victor Marques, visitou o mercado pela manhã.
Após as vistorias, foi definido que as atividades da área interna do mercado seriam suspensas para limpeza do local e avaliação da rede elétrica. A Defesa Civil avaliou que não houve dano estrutural de risco. A área atingida ficou isolada e a energia elétrica foi interrompida.
A previsão é de que as operações que não foram afetadas retomem suas atividades em até 72 horas. Os restaurantes da área externa foram autorizados a funcionar já no início da tarde deste sábado (12).
De acordo com a prefeitura, o Mercado da Madalena teve sua coberta recuperada em 2022 e passou por uma requalificação da rede elétrica, que embutiu a fiação "para maior segurança".
Segundo o diretor-presidente da Conviva, que administra a operação do mercado, a adequação da rede contribuiu para que o fogo não se propagasse.
"Toda a rede elétrica aqui no mercado da Madalena foi recentemente requalificada, pode-se observar que ela é toda isolada em calhas e isso inclusive ajudou que não houvesse propagação desse incêndio", disse Gabriel Leitão.
Procurada pelo g1, a Polícia Civil de Pernambuco disse que investigar as causas do incêndio por meio da Delegacia do Cordeiro.
Últimas Notícias

Capotamento de carro em estrada vicinal resulta na morte de motorista em Canapi

Motociclista sem capacete morre ao colidir frontalmente contra van em São Miguel dos Milagres

Colisão traseira em caminhonete deixa motociclista ferido em Marechal Deodoro

Incêndio atinge centenário Mercado da Madalena, em Recife, e dois boxes pegam fogo

VÍDEO: Mulher aciona botão de pânico da SSP/AL após ser agredida e ameaçada na Feirinha do Tabuleiro, em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
