Incêndio atinge centenário Mercado da Madalena, em Recife, e dois boxes pegam fogo

Por Redação, com g1 PE 12/04/2025 17h05
Por Redação, com g1 PE 12/04/2025 17h05
Incêndio atinge centenário Mercado da Madalena, em Recife, e dois boxes pegam fogo
Mercado da Madalena - Foto: Reprodução/TV Globo

Um incêndio atingiu o Mercado da Madalena, na Zona Oeste do Recife, durante a madrugada deste sábado (12). De acordo com a prefeitura da capital pernambucana, dois boxes foram atingidos pelas chamas, mas ninguém ficou ferido.

🏫 O Mercado da Madalena completou 100 anos há dois meses. Inaugurado em 6 de fevereiro de 1925, é, desde então, um dos mais movimentados da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta de 1h e o fogo foi rapidamente controlado. A ocorrência foi finalizada por volta das 2h40. De acordo com a prefeitura, as causas do incêndio serão apuradas.

Imagens enviadas para o Canal Globo mostram o fogo alto ao redor de um objeto em chamas que se assemelha a um carro, dentro do mercado, logo antes do Corpo de Bombeiros chegar. A prefeitura e os bombeiros não comentaram a presença do carro dentro das instalações do mercado.

Em entrevista à TV Globo, a comerciante Juliana Bezerra, dona de uma loja de peixes ornamentais atingida pelo incêndio, disse que a perda foi total.

"Era 1h40, mais ou menos, quando me mandaram um vídeo avisando que o mercado estava pegando fogo. Quando eu olhei, eu disse: ‘é a minha loja’. Eu entrei. Perdi tudo, não tem nada. Acabou de chegar a mercadoria ontem e peixe. Uma tristeza!", lamentou a comerciante.

O engenheiro civil Peterson Stangl também foi conferir os estragos ainda pela madrugada. A família dele tem uma sapataria no mercado há mais de 80 anos. Apenas uma parte do box foi atingida.

"Eu cheguei aqui de madrugada e dei uma olhada no que que estava acontecendo. A gente viu que foi atingida a sapataria e também foi a loja de peixes ornamentais. Foi um susto do nada".

Em nota encaminhada à imprensa, a prefeitura do Recife disse que após o controle das chamas, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil vistoriou o local e constatou que o fogo atingiu duas operações. O prefeito em exercício, Victor Marques, visitou o mercado pela manhã.

Após as vistorias, foi definido que as atividades da área interna do mercado seriam suspensas para limpeza do local e avaliação da rede elétrica. A Defesa Civil avaliou que não houve dano estrutural de risco. A área atingida ficou isolada e a energia elétrica foi interrompida.

A previsão é de que as operações que não foram afetadas retomem suas atividades em até 72 horas. Os restaurantes da área externa foram autorizados a funcionar já no início da tarde deste sábado (12).

De acordo com a prefeitura, o Mercado da Madalena teve sua coberta recuperada em 2022 e passou por uma requalificação da rede elétrica, que embutiu a fiação "para maior segurança".

Segundo o diretor-presidente da Conviva, que administra a operação do mercado, a adequação da rede contribuiu para que o fogo não se propagasse.

"Toda a rede elétrica aqui no mercado da Madalena foi recentemente requalificada, pode-se observar que ela é toda isolada em calhas e isso inclusive ajudou que não houvesse propagação desse incêndio", disse Gabriel Leitão.

Procurada pelo g1, a Polícia Civil de Pernambuco disse que investigar as causas do incêndio por meio da Delegacia do Cordeiro.