Jovens promessas do tênis brasileiro, Victoria Barros e Nana Silva conquistam título sul-americano

Dupla brasileira já aparece na lista do ranking mundial da WTA

01/04/2025 05h05
01/04/2025 05h05
Jovens promessas do tênis brasileiro, Victoria Barros e Nana Silva conquistam título sul-americano
Bola de Tenis - Foto: cortesia

Engana-se quem pensa que o futuro do tênis brasileiro se resume atualmente ao carioca João Fonseca, de 18 anos. Nada disso! Novas promessas seguem surgindo e se destacando nas competições de base. É o caso da potiguar Victória Barros, de 15 anos, e da paulista Nauhany Silva, a “Naná”, de 14.

E não para por aí: com atuações de destaque e títulos importantes já no currículo, Victória e Naná vêm ganhando visibilidade também fora das quadras, já que o talento das jovens tenistas brasileiras já impacta mercados na Sporting Bet. Jogue com responsabilidade.

Feitos mais recentes da dupla brasileira


Juntas, Victória e Naná formaram dupla na disputa do Campeonato Sul-Americano Juvenil deste ano — também conhecido como ITF J300. Elas foram campeãs da competição realizada em Medellín, na Colômbia.

Na decisão, as brasileiras enfrentaram as argentinas Luna Cinalli e Candela Vasquez. A final foi bastante disputada, com o placar final em 2 a 1, com parciais de 6/7(9), 6/4 e 10/3.

A conquista do torneio sul-americano não é um fato isolado na recente carreira das jovens. Victória também foi campeã do Banana Bowl, na disputa de duplas, na categoria J500, ao lado da búlgara Yoana Konstantinova.

Em janeiro de 2025, Victória Barros disputou as oitavas de final do Australian Open Juvenil, em Melbourne, na Austrália.

Naná Silva não fica atrás da compatriota! No ano passado, também no torneio da Oceania, ela foi campeã na disputa simples diante da brasileira Pietra Rivoli. Já em 2025, venceu o Brasil Juniors Cup, na categoria J300.

Posição do ranking mundial


Os bons resultados recentes das jovens tenistas vêm repercutindo amplamente no posicionamento delas no ranking profissional. Victória, quando tinha 14 anos, tornou-se a segunda atleta brasileira dessa idade a aparecer na classificação da WTA (Associação de Tênis Feminino).

No momento em que este texto foi escrito, Victória Barros ocupava a 1.105ª colocação. O mesmo acontece com Naná Silva, que também já está na lista da WTA, figurando no 1.193º lugar.

O que o futuro reserva para Victória Barros e Nauhany Silva?


Se, com menos de 18 anos, a dupla já faz ótimas apresentações e conquista títulos relevantes, é difícil não imaginar o que poderá alcançar no futuro.

A tendência é que Victória e Naná sigam um caminho parecido com o de Beatriz Haddad Maia. A paulista, de 28 anos, ocupa hoje a 18ª posição no ranking da WTA e é, sem dúvida, o principal nome do tênis feminino brasileiro na atualidade.

O simples fato de adolescentes, com tão pouca idade, já figurarem em uma lista que reúne as principais jogadoras do planeta é algo grandioso e digno de destaque. Ultimamente, não têm faltado nomes jovens se destacando nas quadras brasileiras, o que mostra, claramente, que a modalidade está se popularizando.