Alagoas avança rumo ao protagonismo em Economia de Impacto com o início das atividades do Ceinisa

O início dos trabalhos do Conselho Estadual de Investimento e Negócios de Impacto Socioambiental de Alagoas (Ceinisa) promete avanços importantes na área de negócios com impacto socioambiental positivo no estado. O Conselho visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social em Alagoas, criando um ambiente propício para o surgimento e o crescimento desse tipo de empresa.
Com essa iniciativa, Alagoas se posiciona de maneira estratégica para se destacar no Brasil, promovendo mudanças significativas tanto no aspecto econômico quanto nas questões socioambientais.
O Ceinisa, coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), foi idealizado para fomentar investimentos em negócios que tragam benefícios sociais e ambientais, consolidando o estado como um protagonista no movimento de negócios de impacto no Brasil. A ideia é atrair, qualificar e conectar investidores, empreendedores e todos os envolvidos no ecossistema de impacto, contribuindo para a criação de soluções inovadoras e sustentáveis.
Além disso, a criação do conselho faz parte das ações e políticas públicas que compõem o acordo de Cooperação Técnica sobre o Sistema Nacional de Economia de Impacto (Simpacto) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Para a superintendente Roberta Bastos, o início das atividades do Ceinisa vai fazer Alagoas avançar ainda mais. “Temos certeza que é apenas o início de um trabalho que vai nos trazer muitas notícias boas, muitas soluções sustentáveis, geração de emprego, renda e oportunidade, e contribuirá para tornar o nosso estado mais desenvolvido, justo e sustentável”.
Participação de Alagoas na Jornada de Integração do Simpacto
No fim de fevereiro e início de março, membros do Ceinisa e a equipe da Secretaria da Economia Verde participaram da Jornada de Integração do Simpacto, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Os cinco encontros, realizados no formato híbrido, tiveram o objetivo de integrar os membros do ecossistema de impacto socioambiental através dos Comitês Estaduais das unidades federativas que aderiram ao programa. Além de Alagoas, o Ceará, Espírito Santo e Rio Grande do Norte foram os primeiros a se unirem ao Simpacto.
A secretária Alice Beltrão destaca que a jornada foi fundamental para promover o intercâmbio de experiências e alinhar as práticas para o fortalecimento do ecossistema de impacto. “Em Alagoas, esse processo está em pleno andamento, com a mobilização dos atores locais para o cadastro dos empreendimentos de impacto, além da construção de um estatuto e política de regimento interno, permitindo a institucionalização do Comitê. Com isso, convidamos os membros a participar das reuniões de capacitação promovidas pelo MDIC”, afirmou.
Diagnóstico da Economia de Impacto do Estado de Alagoas (DEIMPACTO)
Com o apoio do MDIC e a colaboração de diversos parceiros locais, como o Sebrae Alagoas, a Sedics tem buscado mapear e dar visibilidade a empresas, iniciativas e atividades comerciais que combinem resultados financeiros com impacto socioambiental positivo.
“O que estamos fazendo é mapear esses negócios para compreender um pouco mais do ecossistema de impacto em Alagoas. Com essas informações, conseguiremos conectar todos os empreendedores de modo que possamos tanto reivindicar melhores políticas públicas quanto oferecer uma vitrine de oportunidades de negócios”, explica Roberta.
Para participar do DEIMPACTO, basta o empreendedor preencher o formulário disponível no perfil da Sedics, no Instagram.
Alagoas segue, assim, avançando de maneira estratégica rumo ao fortalecimento de sua economia, unindo desenvolvimento econômico e impacto social e ambiental, e reafirmando sua importância no cenário nacional da economia de impacto. O Ceinisa é uma das muitas iniciativas que vão consolidar o estado como um centro de inovação e sustentabilidade, promovendo soluções que beneficiam não apenas os alagoanos, mas também a sociedade como um todo.
Últimas Notícias

Mercedes inicia nova era na F1 sem campeão mundial: “Nova era”

Indígenas morrem carbonizadas após incêndio em aldeia no MS

Policial civil de elite e juíza são alvo de criminosos no Rio

Arapiraca e Maragogi recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue

Receita recebe 5,3 milhões de declarações do IR em duas semanas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
