UFAL Contrata MEIs para prestação de serviços de manutenção nos campi Arapiraca e Sertão

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) adotou um novo modelo de gestão para atender às demandas de manutenção de suas unidades educacionais nos campi Arapiraca e Sertão, localizados em Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema. A iniciativa é para contratação direta de Microempreendedores Individuais (MEIs) para realizar pequenos reparos, como serviços de pintura, elétrica, hidráulica, marcenaria, entre outros.
O modelo foi idealizado pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e conta com o apoio do Sebrae/AL. A decisão de contratar MEIs substitui o antigo formato de licitações para empresas, que apresentava custos elevados e baixa eficiência. Estudos técnicos mostraram que o deslocamento de equipes contratadas, muitas vezes de longas distâncias, e a baixa frequência dos serviços tornavam o processo oneroso e demorado.
Com a nova proposta, os profissionais credenciados serão residentes ou oriundos de regiões próximas às unidades educacionais. Eles serão convocados conforme a ordem de inscrição para atender às demandas, garantindo maior agilidade no atendimento. O credenciamento foi lançado em 2024 e permanece aberto de forma contínua, e novos pedidos são analisados mensalmente.
Além de promover economia e eficiência na execução dos serviços, o modelo reforça o desenvolvimento local. A contratação de MEIs estimula o empreendedorismo e fortalece a economia dos municípios envolvidos, utilizando o orçamento público de maneira mais inclusiva e sustentável. A parceria com as Salas do Empreendedor tem sido essencial para mobilizar e capacitar os profissionais, garantindo que estejam preparados para atender às necessidades da UFAL.
Os serviços contratados seguem critérios claros e são fiscalizados pelas próprias unidades solicitantes, eliminando a necessidade de deslocamento de servidores e reduzindo custos administrativos, como gastos com combustível e diárias. Os materiais necessários para os reparos são fornecidos pela UFAL, enquanto os profissionais ficam responsáveis pelos equipamentos de segurança e ferramentas.
Em outubro de 2024 saíram os editais referentes ao credenciamento nas primeiras unidades educacionais dos campi Arapiraca e do Sertão, instaladas em Viçosa, Penedo, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema em mais de 32 atividades diferentes que vão demandar os prestadores de serviço de forma contínua. Até o novembro houve requerimento de 22 ocupações.
Para assegurar a continuidade e segurança dessas ações, a UFAL conta com um aparato normativo robusto com a portaria nº 712/2024 que estabelece e regulamenta o “Repara UFAL”, o edital de credenciamento 02/2024 e o termo de referência segundo o processo 23065.031511/2024-08.
Últimas Notícias

Filiais de empresas alagoanas fora do estado aumentam 39%, informa Juceal

Ministério Público investiga contratações temporárias na Educação de Delmiro Gouveia

O Futuro dos Jogos de Azar Online com Criptomoedas: O Destino Definitivo para Jogadores

VÍDEO: Filmagem mostra ladrão dentro de escola de educação infantil furtada no bairro Bom Sucesso

Homem investigado por assassinato registrado em Batalha é capturado em Sergipe
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Festa de 71 anos de Feira Grande
