Detran registra redução de 16% no n° de motoristas flagrados sob efeito de álcool em 2024
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) intensificou as ações da Operação Lei Seca para as festas de final de ano desde o dia 15 de dezembro, no estado de Alagoas. Em 2024, de janeiro a agosto, as ações já resultaram em uma redução de 16% no número de condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool, o que reflete diretamente as campanhas de conscientização e a intensificação da fiscalização.
De acordo com o órgão, neste período de festas, o fluxo de veículos aumenta, e para garantir a segurança no trânsito, as equipes estão atuando em pontos estratégicos em Maceió e no interior do estado até o dia 15 de janeiro.
As operações contam com a utilização de etilômetros passivos, que detectam a presença de álcool no ar sem a necessidade de o condutor encostar a boca no equipamento, o que possibilita a realização de um maior número de testes.
Em caso de irregularidades ou infrações no trânsito, a punição para quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool é considerada gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a recusa ao teste do bafômetro também está sujeita a penalidades.